Atualmente, não existe um modelo único para o processo de mineração de dados, é um campo em constante evolução e está diretamente ligadao ao avanço tecnológico. Os modelos mais conhecidos são ASUM-DM (Analytics Solutions Unified Method for Data Mining/Predictive Analytics)(IBM, 2016), CRISP-DM (Crossindustry standard process for data mining) (CHAPMAN et al, 2000, p.3), KDD (Knowledge discovery in databases)( LAROSE, 2004, p.3) e SEMMA (Sample, Explore, Modify, Model, Assess)( Fayyad et al. 1996). O modelo CRISP-DM é o mais utilizado, a sua metodologia utiliza fases cíclicas para a análise e mineração de dados, sendo elas:
A. Específico, Mensurável, Atingível, Relevante, Temporizável, Fase de avaliação e Fase de Implantação.
B. Fase de Entendimento e Pesquisa dos Dados, Fase de entendimento dos dados, Fase de Preparação dos Dados, Fase de modelagem, Fase de avaliação e Fase de Implantação.
C. Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças, Fase de Entendimento e Pesquisa dos Dados, Fase de modelagem, Fase de avaliação e Fase de Implantação.
D. Planejamento, execução, check e act.
E. Proposição de valor, Segmentos de cliente, Canais, Relacionamento com clientes, Recursos principais.
Respostas
Resposta:
letra B.
Fase de Entendimento e Pesquisa dos Dados, Fase de entendimento dos dados, Fase de Preparação dos Dados, Fase de modelagem, Fase de avaliação e Fase de Implantação.
Explicação:
O modelo CRISP-DM utiliza 6 fases cíclicas, sendo elas: fase de entendimento e pesquisa dos dados, fase de entendimento dos dados, fase de preparação dos dados, fase de modelagem, fase de avaliação e fase de implantação. Cada letra da palavra SMART corresponde a uma fase que a instituição precisa adotar para avaliar os seus indicadores, sendo elas: específico, mensurável, atingível, relevante e temporizável. Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças são as fases da ferramenta SWOT. O PDCA (planejamento, execução, check e act). Também conhecido como ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, o seu desenvolvimento é baseado em ações ágeis, tornando as metas e objetivos claros e eficientes. As métricas proposição de valor, segmentos de cliente, canais, relacionamento com clientes e recursos principais fazem parte dos 9 blocos do modelo Canvas.