redação sobre
santa ceia obra(pintura) discípulos (nomes)
pão e vinho
redação tudo junto completa
Respostas
Resposta:
A Última Ceia é uma pintura sobre parede realizada por Leonardo da Vinci entre 1494 e 1497.
Está localizada no refeitório do Convento de Santa Maria Delle Grazie, em Milão, Itália.
A composição pictórica mede 4,60 por 8,80 metros e é uma das obras mais famosas do mundo e das mais conhecidas do artista, assim como uma das mais estudadas e copiadas da história da arte.
A Última Ceia, também conhecida como Santa Ceia, representa o momento bíblico em que Cristo compartilha sua última refeição com os discípulos. Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. O instante mostrado na pintura é aquele em que Jesus acaba de afirmar que "um de vós me há-de trair", e os discípulos estarão perguntando "Sou eu, Senhor?".
Essa teoria fundamenta-se na agitação que parece ter tomado os apóstolos que, por gestos dramáticos e expressões, demonstram apreensão e inquietação.
Em contraste com os discípulos, Cristo apresenta uma atitude passiva, afirmando com a sua postura: "Tomai, comei; isto é o meu corpo." e "Bebei dele todos; porque este é o meu sangue".
Percebemos isso pois uma das mãos aponta para o pão e a outra faz referência ao cálice de vinho. Na verdade, o cálice (ou Santo Graal) está ausente na cena, o que é visto por alguns estudiosos como uma provocação à Igreja e ao papa, na época Alexandre VI, que não era benquisto por Da Vinci.
Esta pintura é uma composição equilibrada, onde o gesto tem uma relevância grande, pois é através dele que as emoções são transmitidas.
Esta importância do gesto na construção da narrativa pictórica para Leonardo ficou registrada em um dos seus livros de apontamentos. Nesse texto ele afirma que o objetivo principal da pintura, e também o mais difícil de conseguir, é retratar “a intenção da alma humana” através dos gestos e movimentos dos membros.
A arquitetura serve apenas de apoio às personagens, que são o foco principal da composição. Assim, em vez de os elementos arquitetônicos pintados se sobreporem às figuras, eles ajudam a destacá-las, atribuindo profundidade.
O ponto de fuga central em termos de perspectiva é Cristo, que ao centro do quadro se encontra emoldurado pela abertura principal onde é possível observar a paisagem. Acima dessa abertura encontra-se um enfeite arquitetônico que funciona simbolicamente como auréola sobre sua cabeça.
Explicação:
Santa ceia obra ,se referindo a pintura.
espero ter ajudado.