Respostas
Resposta:
A mensagem representada na charge, é de que a globalização é um fenômeno que traz vantagens apenas para os países mais ricos, do hemisfério norte.
Enquanto os países mais pobres, no hemisfério sul, sustentam a globalização mas recebem poucos benefícios.
Explicação:
A mensagem que está presente nesta charge configura uma crítica aos efeitos da chamada globalização.
Na charge nós vemos um Globo indicando o mundo, sentado em cima está um personagem vestido com terno e uma cartola listrada, lembrando o Tio Sam, símbolo da supremacia dos Estados Unidos.
Ele está deitado em posição relaxada e joga uma moeda para baixo.
Carregando o Globo e este personagem se encontra outro personagem, vestido com roupas rasgadas, barba e cabelos sem cortar, passando a impressão de ser um personagem pobre, ele estende a mão para tentar pegar a moeda lançada pelo personagem "rico".
Há riscos na lateral do globo dando a ideia de que este se encontra instável.
A leitura que fazemos desta imagem é de que o personagem de baixo representa a população dos países do hemisfério sul, que são mais pobres e explorados pelos países do hemisfério norte, que enriquecem as custas dos países pobres.
Logo a globalização é um fenômeno feito as custas do esforço dos países subdesenvolvidos, onde impera a pobreza, enquanto a riqueza fica concentrada nas mão dos países mais ricos, que oferecem como pagamento apenas migalhas.
Assim sendo a charge nos dá a ideia de que a globalização é um fenômeno que se alimenta da desigualdade e a mantém.
Para entender mais sobre globalização, clique aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1917316