• Matéria: Biologia
  • Autor: fernandaa2005ferreir
  • Perguntado 3 anos atrás

Explique os componentes de pressão (hidrostática, coloidosmótica, arteríolas) que promovem a filtração glomerular

Respostas

respondido por: LucasGabranth
1

A filtração glomerular é um processo no qual a cápsula glomerular vai reunir e filtrar os solutos presentes no sangue nos quais vão resultar após outros processos na urina.

Filtração Glomerular

A filtração glomerular funciona através de duas pressões exercidas pelo coração, são elas: a pressão hidrostática e a pressão coloidosmótica, nos quais fazem parte das forças de Starling.

Pressão hidrostática:

A função hidrostática glomerular ocorre nos interiores dos capilares glomerulares, e vai ser dividida em duas: uma pressão interna que expele para fora e outra que impele o fluido para dentro (pressão hidrostática do interstício).

Pressão coloidosmótica

É dividida em duas: Pressão coloidosmótica plasmática capilar, que vai induzir a osmose para o interior das menbranas, e a Pressão coloidosmótica do líquido intersticial que vai levar a osmose para fora pela menbrana.

Ou seja, podemos concluir que a filtração glomerular é determinada pelo equilíbrio da força hidrostática e da força osmótica na menbrana capilar.

Arteriolas

Quanto as arteríolas, as mesmas são a parte final do sistema arterial, e são responsáveis pela regulação de sangue nos capilares através de vasoconstrição (diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos) e vasodilatação ( dilatação dos vasos sanguíneos).

aprenda mais sobre filtração glomurelar aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17653370

Perguntas similares