• Matéria: Química
  • Autor: samuelaugustosilva
  • Perguntado 3 anos atrás

(Ufrgs 2022) Cientistas desenvolveram um composto orgânico líquido (NBD1 = norbornadieno com dois substituintes na mesma dupla ligação), que foi chamado de combustível termo solar. Ele funciona como uma bateria recarregável, que, no lugar de eletricidade, é carregado com luz solar e, no momento necessário, libera energia na forma de calor. A figura abaixo mostra como o sistema funciona. O NBD1, na presença de luz solar, rearranja-se no quadriciclano (QC1), que pode ser armazenado por longo tempo. Quando necessário, QC1 é misturado com um catalisador, regenerando o NBD1. O NBD1 retorna para o painel solar, e o calor liberado na reação é usado para o aquecimento do sistema de água residencial. Em relação, respectivamente, à reação de rearranjo do norbornadieno no quadriciclano QC1 e à reação de rearranjo do quadriciclano em norbornadieno é possível afirmar que
*
Imagem sem legenda
a primeira é exotérmica e a segunda, endotérmica.
a primeira é endotérmica e a segunda, exotérmica.
a primeira é atérmica e a segunda, exotérmica.
as duas são exotérmicas.
as duas são endotérmicas​

Respostas

respondido por: JJENIUS
1

Resposta: letra B (primeira é endotérmica e a segunda, exotérmica).

Explicação:

ótima pergunta!

na questão refere-se que o NBD1, na presença da luz solar rearranja-se, podendo ser armazenado, ou seja ela retorna ao estado que estava absorvendo calor (característica de compostos endotérmicos).

No segundo caso (retorno do NBD1) ele, ele retorna ao painel solar, liberando calor (característica de compostos exotérmicos), favorecendo o aquecimento do sistema da água).

Bons estudos.

Perguntas similares