• Matéria: História
  • Autor: ramongames2030iuiu
  • Perguntado 3 anos atrás

os espartanos (ou espartíatas) dedicavam-se integralmente à guerra, não participando nenhuma atividade produtiva. de que maneira obtinham, então, os bens necessários á sua substência

Respostas

respondido por: DaySun
0

Resposta:

A subsistência dos Espartanos (esparciatas) dependia basicamente da exploração de escravos (hilotas).

Explicação:

Os esparciatas eram o corpo de elite dos guerreiros espartanos, tinham posse de terra e escravizavam os hilotas pela força. O estilo de vida deles, dedicado exclusivamente ao treinamento militar e à política, dependia da exploração do trabalho de alguém para produzir alimentos e a riqueza necessária para seu sustento.

Para entendermos melhor, é importante frisar que sociedade espartana era dividida em três classes:

  1. Hilotas: Durante a expansão territorial de Esparta, uma série de populações foram subjugadas e colocadas sob o domínio espartano. Essas populações foram colocadas em condição de escravidão e acabaram formando a classe dos hilotas.
  2. Esparciatas: São os cidadãos espartanos, formavam a aristocracia em Esparta e somente eles tinham direito de participar da política na cidade. Os esparciatas eram o corpo de elite do exército de Esparta, pois dedicavam toda a sua vida ao treinamento militar. Os soldados espartanos eram os melhores e os mais disciplinados de toda a Grécia. É exatamente por isso que os esparciatas mantinham um controle rígido sobre os hilotas.
  3. Periecos: classe intermediária na sociedade espartana. Formada por homens livres, porém sem direito de participar na política da cidade. Os periecos não eram cidadãos, mas também não eram considerados escravos. Os periecos, assim como os hilotas, poderiam fazer parte do exército, caso fossem convocados.

Saiba mais sobre os espartanos em: https://brainly.com.br/tarefa/6091542

Anexos:
Perguntas similares