O avanço da fronteira agrícola tem provocado inúmeros problemas socioambientais, como desmatamento, perda da biodiversidade, ampliação dos processos erosivos, contaminação das águas e do solo, entre outros. Problemas vinculados a conflitos territoriais também decorrem, em certa medida, do avanço das fronteiras agrícolas, principalmente em locais nas quais vivem povos tradicionais. Pensando no seu papel como professor de Geografia, e tendo em vista a complexidade desse assunto, que muitas vezes pode ser de difícil compreensão, imagine que você precise planejar uma aula sobre o assunto. Quais métodos e estratégias você utilizaria para ensinar seus alunos o tema do avanço da fronteira agrícola no Brasil? Aponte pelo menos três formas diferenciadas que permitam a construção de um conhecimento plural e inclusivo, explicando-as e justificando-as.
Respostas
Atualmente diversas ações humanas e ações da própria natureza são responsáveis pela alteração dos biomas, fatores como desmatamento e exploração de recursos naturais.
Dentre as várias possibilidades de trabalhar esse tema, um professor em sala de aula as seguintes alternativas:
- Criação de um país fictício em que os estudantes precisaram unir a ideia de produção com a preservação
- Exemplificação dos problemas e benefícios do avanço das fronteiras agrícolas
- Uma aula interdisciplinar explicando como o avanço da fronteira agrícola afeta o ciclo de chuvas.
Dentre as principais ações podemos citar:
- Desmatamento: A derrubada da floresta e da vegetação para a exploração de recursos é um dos aspectos que levam a degradação de um bioma.
- Agropecuária: A criação de gado exige que os animais tenham pasto e para isso é necessário desmatar áreas de florestas para a criação de gado, isso acaba gerando um desequilíbrio ecológico.
- Mineração: A busca por metais preciosos acaba poluindo os rios, uma vez que a atividade da mineração usa recursos que contaminam o solo, como por exemplo, o mercúrio.
Leia mais sobre Agricultura em: https://brainly.com.br/tarefa/7229481
#SPJ10
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Podem ser utilizados os exemplos a seguir:
Documentários: para propiciar uma aprendizagem dinâmica sobre o tema, demonstrando os níveis de desmatamento, conflitos territoriais, expansão da fronteira agrícola e problemas ambientais.
Mapas: para propiciar uma aprendizagem espacial e cartográfica
sobre as áreas e regiões nas quais o avanço da fronteira agrícola
e do desmatamento é maior, as consequências desse processo, etc.
Trabalho com textos e questionários: desafiando os alunos a problematizarem sobre o tema e desenvolverem um raciocínio organizado acerca da temática.
Seminários em grupo: permitindo que os alunos tragam
informações e dados sobre os problemas causados pelo
avanço das fronteiras agrícolas.
Trabalho com revistas e jornais: permitindo a análise de reportagens, matérias e relatos acerca da temática, além de despertar a capacidade investigativa e analítica.
Debates em grupo: propiciando um ensino horizontal e ativo,
no qual os alunos questionem e avaliem as condições e os
problemas sobre o tema.
As variadas formas de trabalho sobre o tema devem permitir
uma reflexão crítica e uma análise que leve o aluno a problematizar geograficamente as consequências em torno do avanço das fronteiras agrícolas, principalmente em regiões como a Amazônia, que detém ampla biodiversidade.
Explicação: