A empresa Automaz atua no ramo automobilístico e está iniciando um projeto para exportar parte de sua produção. Porém, a efetivação deste projeto dependerá da definição do país ao qual a empresa deseja destinar os produtos, que escolherá uma entre as 10 empresas que se propuseram a participar da concorrência.
O país ao qual será destinada a produção passou recentemente por grandes escândalos, motivados por fraudes em empresas do mesmo ramo do atual projeto.
Em função disso, para participar da concorrência, as empresas precisarão atender a algumas exigências, que incluem demandas como adequação a normas internacionais de controles internos, oferecendo ao pais de destino maior segurança na operação.
Este será o primeiro desafio a ser vencido pelas empresas interessadas, que terão um tempo determinado para preparação e adaptação as exigências apresentadas.

O diretor da empresa Automaz sabe que, para que sua empresa seja a escolhida, haverá um longo caminho a trilhar, que envolverá muitas etapas a serem cumpridas, assim como normas e procedimentos a serem avaliados e implementados.
Sabendo destas demandas, o diretor procurou a sua consultoria, com o objetivo de que você assessore a empresa durante este período de preparação e adaptação. Para a primeira reunião sobre o projeto, você precisa preparar um parecer com a recomendação de alternativas que possam ser adotadas pela empresa.

É importante que você, além de indicar alternativas, também justifique sua indicação, oferecendo uma breve apresentação da alternativa escolhida, quais os propósitos e principais aspectos da mesma, para que o diretor possa compreender como a alternativa pode ajudá-lo a atender as exigências apresentadas.


Padrão de resposta esperado

O COSO é uma metodologia internacionalmente reconhecida por sua efetividade, seria a alternativa mais apropriada para que a empresa pudesse atender às demandas apresentadas pelo país de destino da produção.
Sendo assim a implementação do COSO colaboraria para: viabilizar que a empresa atenda aos padrões internacionais, aumentar a efetividade dos controles internos, reduzir significativamente as chances de episódios de fraudes, aumentar a segurança nas operações, efetividade e eficiência das operações, confiabilidade nos relatórios financeiros e atendimento a lei, normas e regulamentos aplicáveis e tudo isso ajuda a empresa a se destacar na concorrência, aumentando suas chances de ser a empresa escolhida.

Respostas

respondido por: RayanaSE
3

COSO (Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway)  é uma organização privada estabelecida nos Estados Unidos em 1985 para prevenir e evitar fraudes em procedimentos e processos internos da empresa.

COSO

A Committee of Treadway Council Sponsoring Organizations (COSO) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a melhorar os relatórios financeiros, particularmente por meio da aplicação da ética e eficácia na aplicação e conformidade dos controles internos, patrocinada por cinco grandes associações profissionais associadas ao setor financeiro dos EUA.

Devido à globalização e padronização internacional das técnicas de auditoria, as recomendações do COSO sobre controles internos e sua conformidade e conformidade são amplamente implementadas e utilizadas como modelos e referências no Brasil e na maioria dos países.

Para mais informações sobre COSO, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/23555318

#SPJ1

Anexos:
respondido por: jonathangui25
2

COSO (Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway) é uma organização privada estabelecida nos Estados Unidos em 1985 para prevenir e evitar fraudes em procedimentos e processos internos da empresa, seria a alternativa mais apropriada para que a empresa pudesse atender às demandas apresentadas pelo país de destino da produção.

Sendo assim a implementação do COSO colaboraria para:

Ambiente de Controle.

Avaliação e Gerenciamento dos Riscos.

Atividade de Controle.

Informação e Comunicação.

Monitoramento.

Perguntas similares