Respostas
Resposta: As organelas I, II e III representadas nas imagens são, respectivamente, mitocôndria, complexo de Golgi e retículo endoplasmático rugoso (RER).
Explicação:
A organela I representa uma mitocôndria, uma das organelas celulares mais importantes, responsável pela respiração celular. Aqui você pode encontrar outras informações sobre esta organela: https://brainly.com.br/tarefa/47218924
Características importantes de uma mitocôndria são possíveis de ser observadas na imagem da organela I:
- Possui uma membrana que delimita o meio interno (matriz mitocondrial) e o meio externo (citoplasma celular). Esta é a membrana externa da mitocôndria.
- Possui uma membrana que formam as cristas mitocondriais, que podem ser vistas como prolongamentos no interior da organela. Esta é a membrana interna da mitocôndria, onde podemos encontrar partículas sintetizadoras de ATP (moeda energética da célula), além de ribossomos e proteínas.
Obs.: Entre a membrana externa e a membrana interna, há o espaço intermembranoso (um espaço entre as membranas), que não é possível visualizar em detalhes na imagem.
A organela II representa o complexo de Golgi, responsável pelo armazenamento, processamento, empacotamento e remessa de substâncias para dentro ou fora da célula. Aqui você pode encontrar outras informações sobre esta organela: https://brainly.com.br/tarefa/23116327
Características importantes do complexo de Golgi podem ser identificadas na imagem da organela II:
- Várias membranas com dobras e paralelas umas às outras podem ser vistas, onde ocorrem o armazenamento, processamento e empacotamento de substâncias;
- Algumas membranas possuem proeminências, e algumas delas já podem ser vistas como vesículas. As vesículas transportadoras contém substâncias em seu interior (proteicas ou não), que foram processadas no complexo do Golgi e as remessas estão sendo endereçadas para outro local.
A organela III representa o retículo endoplasmático rugoso (ou granular), que participa da síntese de proteínas que serão utilizadas no citoplasma, ou exportadas para o meio extracelular. Aqui você pode encontrar outras informações sobre esta organela: https://brainly.com.br/tarefa/3560054
Características importantes do retículo endoplasmático rugoso (RER) podem ser identificadas na imagem da organela II:
- É possível visualizar uma rede de túbulos achatados, paralelos e interconectados;
- Vários pontos pretos pequenos são observados nos túbulos do RER, uma característica que distingue o RER do retículo endoplasmático liso (REL). No RER, estes pontos são os ribossomos, estruturas nas quais as proteínas são sintetizadas. No REL, os ribossomos estão ausentes.
Obs.: A maioria das vesículas que saem do RER são transportadas até o complexo de Golgi, onde são modificadas, ordenadas e enviadas na direção dos seus destinos finais. Porém, na imagem não é possível visualizar vesículas.
Na imagem abaixo (anexa), podemos observar uma célula eucariótica animal que contém mitocôndrias, complexo (ou aparato) de Golgi e retículo endoplasmático rugoso. Algumas características destas organelas que foram citadas acima (principalmente em relação à estrutura), são visíveis e nos ajudam a identificar as semelhanças com as imagens das organelas I, II e III.
Além disso, é importante conhecermos outras organelas celulares (e as suas funções) para que possamos identificar as semelhanças e diferenças entre cada uma e reconhecer as mesmas em imagens reais de microscópio. As imagens das organelas I, II e III, por exemplo, são imagens de organelas reais que foram obtidas em microscópios eletrônicos potentes. Já as imagens que estamos acostumados a ver (como a imagem anexa) são esquemas, os quais são importantes para visualização das estruturas que fazem parte de uma organela de uma forma mais didática.