• Matéria: História
  • Autor: lanajacintoss
  • Perguntado 3 anos atrás

Por que Dom Pedro II não pôde governar o Brasil logo após a abdicação do seu pai?

Respostas

respondido por: andreynicolasfyp
0

Resposta:

Boa noite!

D. Pedro II, tinha apenas 5 anos quando seu pai abdicou, por tanto era menor de idade e não podia governar um país, então o mesmo passou a ser governado por regentes, os quais eram representados por grupos políticos (liberais e conservadores) que defendiam princípios diferentes.

A disputa de poder resultou numa série de revoltas, tais como a Guerra dos Farrapos e a Sabinada.

Com tantos conflitos, liberais e conservadores  tiveram o plano de golpe da maioridade, que consistia em tornar Dom Pedro II maior de idade com 15 anos. A estratégia era reduzir a maioridade do imperador para que D. Pedro II, que transmitia a ideia de esperança, pudesse assumir a liderança do Brasil.

Espero ter ajudado! :)

respondido por: jovanilaz96
0

Quando Dom Pedro I abdicou do trono em favor do filho, Dom Pedro II tinha apenas 5 anos, o que impossibilitava que o menino governasse o império.

Dom Pedro II e o Golpe da Maioridade

Pressionado para voltar a Portugal, Dom Pedro I resolveu abdicar do trono brasileiro e deixar o seu filho, Dom Pedro II como o novo imperador do país.

Contudo, em 1931, ano da abdicação do imperador, o garoto tinha apenas 5 anos. Com isso, uma era regencial foi instalada no Brasil, com membros da política desejando governar o país até o imperador ter idade suficiente para assumir o governo.

Assim, os anos se passaram e quando Dom Pedro II completou 14 anos de idade, ele preparou um processo chamado antecipação da maioridade. Consequentemente, isso finalizou a era regencial e o imperador pôde governar oficialmente.

Para saber mais sobre a era regencial, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/5250805

Anexos:
Perguntas similares