Respostas
A Noite de São Bartolomeu ou O Massacre de São Bartolomeu, foi um episódio de matança e perseguição aos Huguenotes (referência os protestantes franceses daquela época), que se prolongou por vários meses, em Paris na França.
Vamos conhecer melhor esse acontecimento?
Entre os séculos XVI e XVII ocorreram, com grande frequência na Europa, vários conflitos religiosos, que se resultaram em guerras. A noite de São Bartolomeu se destaca dentre eles.
Os confrontos aconteciam por causa da reforma protestante, pois a monarquia francesa receava uma diminuição do poder dos nobres, aos quais eram católicos.
A Noite de São Bartolomeu aconteceu no dia 24 de agosto de 1572, sendo que dois dias antes o almirante Gaspard de Coligny, influente líder protestante, sofreu um atentado nos perímetros de Paris e sobreviveu.
Com esse evento, os católicos propagaram rumores de que os Huguenotes estariam arquitetando uma vingança. Assim, os protestantes ameaçaram iniciar uma rebelião.
A realeza francesa, católica, e reinada por Carlos IX. Mas como o Rei era demérito, quem realmente desempenhava o poder era sua mãe Catarina de Médici. Deste modo, Catarina convence seu filho, o Rei, a executar de uma vez Gaspard de Coligny e outros Huguenotes.
Carlos IX apoia a decisão de sua mãe e na noite de São Bartolomeu, celebração católica, o massacre começa. A morte de Gaspard de Coligny finalmente é realizada, como também de muitos Huguetones. A matança descontrolada pelas ruas de Paris se perpetua por dias e se expande ao interior do país, contabilizando muitas mortes, ao qual os teóricos e historiadores imprecisão a quantidade de mortes daquele massacre.
Essa guerra foi a responsável pelo agravo das relações entre os católicos e protestantes por toda a Europa.
Confira mais informações sobre O Massacre de São Bartolomeu, no link: https://brainly.com.br/tarefa/616832