Redacao sobre os jovens contestam a sociedade atual os velhos criticam a juventude quem esta certo o que esta errado
Respostas
Resposta:
A dialética entre gerações
Explicação:
Nascida na Grécia antiga, a dialética é uma forma de obtenção do conhecimento a qual consiste na verificação discursiva deste conhecimento. Segundo sociólogos, a sociedade humana está em todos os seus níveis neste processo de debate e verificação da dialética. Deste modo, não é uma exceção o embate entre gerações neste processo.
Nos tempos atuais, vê-se que é comum ver pessoas mais velhas que são mais tradicionalistas, enquanto pessoas mais jovens consideram o discurso dos mais antigos como "lapsos de sofisma e moralismo" infundados. Mas porque este fenômeno ocorre?
A causa deste fenômeno é porque aparentemente, o conhecimento não é mais um fenômeno reservado a pessoas de certa idade ou de um grupo de elite, como costumava ser em tempos anteriores. Se antes uma pessoa mais velha tinha uma certa experiência de vida para chegar aquela idade, hoje em dia a questão da longevidade se torna resumida como produto da sociedade e do estilo de vida atual, sendo algo fácil de se obter.
Outro fenômeno que torna a questão mais complexa é que muitas vezes, o conhecimento trazido por gerações anteriores não é transmitido eficientemente pelos antigos: é comum ver conselhos ou falas misturadas com crendices ou aspectos místicos, que não tendem a serem bem aceitos em uma sociedade no processo de secularização como a sociedade moderna. Deste modo, dizer que a atitude x ou y é a correta a seguir "porque Deus quis" não surte muito efeito para a perspectiva do ouvinte.
No entanto, existe muitos conceitos que os antepassados dos jovens de hoje dizem ou diziam que são verdadeiros. Normas sociais e condutas de vida são geralmente transmitidas por pessoas dentro de uma família, em que os adultos são os responsáveis pela formação dos mais novos. Certos conhecimentos ou tradições possuem raízes profundas com fundo de veracidade na sociedade, como a questão do consumo de alimentos industrializados, por exemplo.
Outro aspecto que afasta a juventude dos antigos é a questão do uso de tecnologia e da quantidade de descobertas novas que as gerações antigas comumente não assimilam. Conceitos como uso de tecnologia ou mudanças na ciência são mais dificilmente recebidas por uma geração que ao longo de sua vida tiveram outro conceito como verdadeiro. Isso diminui ainda mais a credibilidade que os novos têm pelos velhos. Trabalho, por exemplo,se antes era físico, hoje um jovem pode ganhar muito mais fazendo "dancinhas no Tiktok".
A conclusão observada no embate entre estas duas gerações é que o problema maior são os fundamentos e a expressão da geração mais antiga ao se comunicar com a geração mais nova. O conhecimento, excluindo certas particularidades e aspectos místicos ainda tem sua validade. A sociedade atual existe a partir do diálogo entre as partes nela envolvida, mas nós tempos atuais, ela retorna a ser um processo de via dupla como um debate. Somente assim o conhecimento poderá ser eficientemente transmitido.