Pode-se entender que existe uma relação entre a escola, a cultura e a produção de subjetividades dos alunos. Neste caso, analise as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta essa relação de forma coerente com a escola, que visa a preparar os estudantes para o convívio harmônico.
Respostas
Resposta:
Neste caso, analise as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta essa relação de forma coerente com a escola, que visa a preparar os estudantes para o convívio harmônico.
A.
A escola é a responsável por reproduzir os comportamentos existentes na sociedade, extrapolando as diferenças e reafirmando o poder de alguns grupos culturais.
B.
Ao se inserir na escola, as crianças aprendem sobre conhecimentos científicos, o que não afeta a sua subjetividade nem os princípios dos grupos culturais em que participa.
C.
Na contemporaneidade, a escola é um espaço de desenvolvimento do pensamento, de incentivo à interculturalidade e de produção de subjetividades voltadas para a paz.
D.
As instituições de ensino se isentam da formação das subjetividades dos alunos, o que é feito no exclusivamente no âmbito dos grupos culturais e da família.
E.
Como dentro da escola todos são iguais, sem assimetrias de poder entre os grupos culturais ali existentes, as subjetividades acabam se voltando para a harmonia.
Explicação:
BONS ESTUDOS
╲╭━<━━╮╲╲
╲┃╭╮╭╮┃╲╲
┗┫┏━━┓┣┛╲
╲┃╰━━╯┃ ╲
╲╰┳━━┳╯╲╲
╲╲┛╲╲┗╲╲╲
Resposta: Na contemporaneidade, a escola é um espaço de desenvolvimento do pensamento, de incentivo à interculturalidade e de produção de subjetividades voltadas para a paz.
Explicação: O conceito de escola reprodutivista dos comportamentos sociais é hoje criticado, pois a escola deve ensinar a pensar criticamente. Na escola, os alunos aprendem os saberes científicos e muitos outros aspectos que os preparam para a cidadania e o convívio social. Entre os objetivos da escola estão o pensar criticamente e a interculturalidade, que propõe que todos os grupos culturais sejam nivelados, tendo a mesma força e oportunidades, voltando-se para uma cultura de paz. A escola tem participação ativa na produção de subjetividades dos alunos ao lado da família e demais grupos culturais que a criança participa. A escola é permeada pelos problemas de assimetria de poder dos grupos culturais, que fazem com que possam existir preconceitos, discriminações e violência em seu meio, o que precisa ser trabalhado pelos gestores e professores em busca da harmonia.