Paciente do sexo masculino, 43 anos, chegou ao serviço de saúde acompanhado da esposa. O paciente apresentava dificuldade visual, dificuldade para falar e entender comandos simples, confusão mental e desvio de rima. Esse paciente foi encaminhado para a unidade de emergência, pois, de acordo com o quadro apresentado, trata-se:
Respostas
Trata-se de um provável acidente vascular cerebral ou AVC. Este pode ser hemorrágico ou isquêmico, devendo ser realizado uma tomografia de crânio sem contraste para elucidar corretamente.
A resposta correta para esta pergunta é Acidente Vascular Cerebral - AVC, pois os sintomas descritos (dificuldade visual, dificuldade para falar, desvio de rima labial e dificuldade para compreender comandos simples evidenciam o problema.
O que é um Acidente Vascular Cerebral - AVC?
O AVC popularmente conhecido como derrame cerebral, é uma condição de emergência médica que causa danos cerebrais devido a interrupção do fornecimento de sangue a determinadas áreas do cérebro.
Existem dois tipos de AVC, o Acidentende Vascular Cerebral Isquêmico - AVCI que é o mais comum sendo causado devido a interrupção do fornecimento sanguíneo a uma determinada área cerebral e o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico - AVCH que é causado através do rompimento de um vaso sanguíneo.
Esta condição pode ocorrer tanto em crianças como adultos e idosos. Contudo, é válido ressaltar que o AVC gerará um edema que levará ao aumento da pressão intracraniana e estudos mostram que idosos, devido a perda de volume cerebral ocasionada pela idade, apresentam maior tolerância ao inchaço devido ao espaço ser maior entre o cérebro e o crânio, já os jovens apresentam um tolerância menor.
Dentre sintomas de um AVC alguns deles são:
- Dores de cabeça fortes;
- Desequilíbrio;
- Tontura;
- Dificuldade de falar;
- Dificuldade de visão;
- Dificuldade de compreensão;
- Fraqueza ou dormência no rosto, ou em membros como braço ou perna em um dos lados do corpo;
- Náusea;
- Vômito;
- Confusão Mental;
- Perda de consciência.
É válido ressaltar que há fatores que aumentam as chances de um indivíduo ter um AVC chamados de fatores de risco cujos quais são:
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Hipertensão;
- Colesterol alto;
- Abuso de álcool e drogas;
- Estresse;
- Doenças cardiovasculares.
Para saber mais sobre o AVC acesse https://brainly.com.br/tarefa/52935417
#SPJ2