qual foi impacto do darwinismo social no pensamento nazista?
Respostas
Resposta:
Justificativa das ideias supremacistas nazistas
Explicação:
Como se sabe, o nazismo é um conjunto de ideias elaboradas por aquele famoso pintor austríaco que não foi aceito nas escolas de arte.
As ideias do líder do nazismo tinham como base a pureza racial e da superioridade do povo alemão sobre os outros povos do mundo.
O sujeito em questão elaborou a teoria da raça ariana baseando-se em conceitos orientais onde haviam indícios de uma cultura em comum com os alemães europeus.
Ele conjecturou que todos esses povos tinham um ancestral em comum, a quem ele chamou de arianos. Esse povo ariano teve contato com todos os povos do mundo, mas apenas na Alemanha que sua presença foi mantida intacta.
O símbolo adotado por Adolf foi a suástica a 45º, uma adaptação da suástica oriental.
A teoria nazista descrevia que os culpados pelo problema da Alemanha seriam os judeus, que seriam uma raça impura e usurpadora da identidade de outros povos ao longo da história.
O que Hitler estudou não só está equivocado como está também muito longe da verdade.
Primeiro, o povo ariano foi um povo que viveu na Índia e no atual Irã, e este povo ficou restrito nessas regiões. Este povo passou pelo processo de miscigenação com locais, como ocorre em Boa parte dos indianos e persas.
Segundo, que este povo que Hitler idealizou como antepassado dos alemães é o povo indo europeu, que muitos especulam que fossem o povo yamnaya que viveu na Ucrânia. O problema é que esse povo é descendente de dois outros povos: povos da estepe e povos próximos do oriente médio na região do Cáucaso. Ou seja, esse povo supostamente puro descrito por Hitler já começa mestiço.
Terceiro, estudos indicam que Hitler tinha o haplogrupo E1b1b, que é comum em diversas pessoas com descendência asquenazi (judeu do centro da Europa), Albert Einstein (judeu), Nelson Mandela, Napoleão Bonaparte, e em povos do Norte da África e na região do chifre da África como Somália e outros povos semitas (não "arianos").
Quanto ao impacto, foi a segunda guerra e o holocausto judeu. Essas teorias baseadas no darwinismo social justificaram as ações dos poderes sociais que lutaram por Hitler.