• Matéria: História
  • Autor: ParkJeonMih
  • Perguntado 3 anos atrás

TEXTO I
"Segundo o conde francês Joseph Arthur de Gobineau, em artigo escrito para o periódico francês Le Correspondant, no ano de 1874, [...] os brasileiros seriam uma raça extinta em menos de duzentos anos. I por serem, em sua maioria, uma população mestiça, fruto da mestiçagem entre indios, negros e um pequeno número de portugueses."
SOUSA, R. A. S de. A extinção dos brasileiros segundo o conde Gobineau. Revista Brasileira de História Ciência. Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 21-34. jan./jun. 2013.
TEXTO II
"Já não existe nenhuma família brasileira que não tenha sangue negro e indio nas veias; o resultado são compleições raquíticas que, se nem sempre repugnantes, são sempre desagradáveis aos olhos."
Compleição: constituição fisica. RAEDERS, G. O inimigo cordial do Brasil: o conde Gobineau no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
Os dois textos fazem referência às ideias do conde Gobineau sobre o Brasil, veiculadas a partir do século. A análise do pensamento de Gobineau permite afirmar que seu pensamento tinha grande influência
A
do Anarquismo, por entender que as formas de opressão entre as raças deixariam de existir.
B
do Darwinismo Social, expresso no racismo e no foco às questões biológicas.
C
do Socialismo Científico, por conta da análise científica que faz dos povos.
D
do Romantismo, em virtude do caráter emotivo de suas ideias.

Respostas

respondido por: euremaria10
1

Resposta:

resposta b

Explicação:

pode confiar


ParkJeonMih: estava certa, obrigadaa!
Perguntas similares