• Matéria: Filosofia
  • Autor: lima404priscila
  • Perguntado 3 anos atrás

Me ajudem por favor!!!

Rompendo com os preconceitos e com a crença de que o sujeito é senhor das suas determinações, Espinosa na Ética a postura moralista pela cientista natural. Os afetos ganha status, pois não são, de modo algum, neutros, afinal, o desejo, a alegria, a tristeza, o amor, o ódio e todos os afetos que colorem nossa existência, possuem causas determinantes e efeitos necessários dignos de conhecimento.

Espinosa não construiu o seu pensamento filosófico resposta a religiosidade cristã, tentando provar a existência de Deus, exercício comum entre os filósofos da época, preferindo edificar, antes, uma teoria que levasse em consideração a realidade humana. É nesse sentido que sua obra Ética (1677) aparece como uma proposta de

A) libertação do sujeito e das suas afeções negativas

B) mostrar que o processo de desencantamento típico do capitalismo não diminuía o sombrio temor que cerca tudo o que é humano, mas apenas o recalcava e deslocava.

C) construir uma teoria psicanalítica que desvendasse, à maneira freudiana, os meandros do inconsciente que teriam escapado ao pai da psicanálise.

D) elaborar uma teoria estética de caráter sobretudo grotesco, cujo objetivo era trazer à tona o lado obscuro e vil da humanidade.

E) escreveu uma obra de caráter urbanístico acerca das galerias parisienses recém-construídas no século XIX.​

Respostas

respondido por: admjgc001
3

Resposta:

e

Explicação:

confia

respondido por: lehbraga15
3

Resposta:

A - Libertação do sujeito e das suas afeções negativas.

Explicação:

É, nesse sentido, que a sua obra Ética (1677) aparece como uma proposta de libertação do sujeito e das suas afeções negativas, as paixões, sempre através da razão, assente no pressuposto fundamental de que quanto maior for o conhecimento que o sujeito detiver dos mecanismos afetivos aos quais está sujeito, maior será a sua.

Perguntas similares