Respostas
Resposta:
Os rios da região Norte é parte integrante da vida dos habitantes dessa região do Brasil. A característica dos rios amazônicos é favorável à navegação, pois muitos são extensos e volumosos e suas águas fluem lentamente. Tal condição faz com que os rios sejam uma importante via de transporte para os habitantes da região
Resposta:
Rio Amazonas é o mais extenso do mundo, percorrendo 6992 km desde a cordilheira dos Andes, no Peru, até a região da ilha de Marajó, no norte do estado brasileiro do Pará. Esse curso d’água possui milhares de afluentes, que formam uma enorme bacia hidrográfica de sete milhões de km² de área, estendendo-se por sete diferentes territórios da América do Sul.
O rio Amazonas é importante porque atravessa a Floresta Amazônica, que abriga a maior biodiversidade do mundo. Além disso, ele fornece água para uma grande população, que também tira dele o seu sustento, e é utilizado como via de transporte.Rio Amazonas banha três países em seu percurso da cordilheira dos Andes até sua foz, na ilha de Marajó. Forma, junto de seus afluentes, a maior bacia hidrográfica do mundo.
Explicação:
resumo do rio Amazonas
- É o maior e mais caudaloso rio do mundo.
- Possui 6992 metros de extensão e uma vazão média de 210 mil m³/s.
- Possui cerca de 1100 afluentes.
- Sua nascente fica na cordilheira dos Andes, no Peru.
- Sua foz está localizada no norte do estado do Pará, na ilha de Marajó.
- Percorre três países: Peru, Colômbia e Brasil.
- É o rio principal da bacia do Amazonas, cuja área de drenagem é de sete milhões de km².
- Sua bacia hidrográfica compreende sete territórios da América do Sul.
- Atravessa a área com a maior biodiversidade do planeta, a Floresta Amazônica.
- É muito utilizado para o transporte de pessoas e mercadorias. Sua importância compreende também a pesca, o fornecimento de água para a população e a atividade turística nele desenvolvida.
- Seu principal problema observado hoje é a poluição de suas águas.
- A bacia Amazônica apresenta um grande potencial hidrelétrico, mas o rio Amazonas propriamente dito dispõe de baixo potencial para geração de energia por percorrer áreas de planície