Respostas
Resposta:
Mirela e Pedro
Explicação:
Agora é a vez de Natalia Timerman e seu Copo vazio. O romance conta a história de Mirela, uma mulher inteligente e bem sucedida, que acaba submergida em afetos perturbadores quando se apaixona por Pedro. Primeiro, experimenta aquilo que Clarice Lispector chamou de “felicidade insuportável”. Daí para a dúvida e o desalento é um passo.
Copo vazio perscruta a vulnerabilidade de sua protagonista sem constrangimentos. Há algo de ancestral, talvez atemporal, no sofrimento de Mirela, que ecoa a dor de todas essas mulheres. Mas há também elementos contemporâneos: a forma de vida nas grandes cidades e a presença das redes sociais são questões que acentuam os dilemas. Mirela tem emprego, apartamento, família e amigos, mas parece ser bastante solitária. Quando conhece Pedro, ela se preenche de energia e entusiasmo, e fica obcecada não apenas por ele, mas também por essa versão de si mesma. O que fazer quando ele desaparece de repente, sem explicações?
Depois de publicar contos, poemas e ensaios, Natalia Timerman comprova a versatilidade de sua escrita num mergulho de fôlego no mundo psíquico de sua protagonista. Nessas páginas, vamos às profundezas de suas carências e projeções, de seus temores mais íntimos, uma descida ao inferno narrada de forma vertiginosa.
Aqui, converso com ela sobre sua trajetória como escritora, a transição entre diferentes atividades — médica psiquiatra, psicoterapeuta com mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada na USP, além de mãe de duas crianças pequenas — e entre diferentes gêneros literários.