A relação entre a Escola de Frankfurt e a pós-modernidade é mais bem explicada em qual das opções a seguir?
Apesar de sua relação conflituosa com os regimes e a ortodoxia marxistas, a Escola de Frankfurt pode ser considerada como vinculada a esta tradição, principalmente na sua primeira geração. Somente os autores da segunda geração, em especial Habermas, aproximam-se da pós-modernidade.
Uma das características mais notáveis da Escola de Frankfurt era sua recusa da dialética. Seu lema é de que o saber científico não era todo o saber e a construção narrativa deveria ser entendida como fundamento da compreensão.
Críticos da razão instrumental e das formas apologéticas assumidas pelo esclarecimento, os pensadores de Frankfurt buscaram pautar seus estudos na dimensão inseparável entre teoria e prática. Dessa forma, considerar a construção da verdade como um modelo definitivo é, no mínimo, um equívoco.
Um dos filósofos mais apreciados pelos teóricos de Frankfurt é Friedrich Nietzsche, autor que inaugura a ruptura com o pensamento iluminista. Neste sentido, a Escola de Frankfurt deve ser entendida como precursora da pós-modernidade.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:Críticos da razão instrumental e das formas apologéticas assumidas pelo esclarecimento, os pensadores de Frankfurt buscaram pautar seus estudos na dimensão inseparável entre teoria e prática. Dessa forma, considerar a construção da verdade como um modelo definitivo é, no mínimo, um equívoco.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás