• Matéria: História
  • Autor: ccavalcante047
  • Perguntado 3 anos atrás

Introdução do tema neonazismo no Brasil???


ccavalcante047: Ajudem aiii

Respostas

respondido por: custodiocelso14
2

Resposta:

A relação em torno da especificidade define que o neonazismo, no Brasil, é composto não apenas como forma de reprodução de tipos e organizações existentes na Europa e em alguns países na América Latina. Embora existam algumas semelhanças, sobretudo em termos estéticos e comportamentais (em especial de agrupamentos juvenis urbanos) ou mesmo em termos de organização, é necessário ressaltar que o neonazismo é uma evidência concreta e verificável, todavia marginal, relacionada ao processo da abertura política brasileira, mas não fruto ou consequência dela.

Embora possa ser algo paradoxal – afinal, trata-se de um momento de conflito de parcelas significativas da sociedade brasileira com as perspectivas discricionárias das estruturas autoritárias do regime militar –, a abertura democrática traz possibilidade de organizações da extrema-direita atuarem e disputarem algum espaço do campo político.

Explicação:

A essa especificidade, podemos adicionar os elementos de complexidade e heterogeneidade que estão relacionados e se influenciam mutuamente. O neonazismo no Brasil (e em grande maioria dos países) não corresponde a um bloco homogêneo e constituído em torno de uma só organização, tampouco de uma liderança carismática e legitimada entre seus pares. Essa é uma característica, inclusive, do neonazismo de modo geral, em que se torna não apenas uma perspectiva político-ideológica restrita e mais ou menos definida em pontos programáticos, mas também algo como um estilo de vida alternativo, a partir de uma leitura dos descompassos da (ou de uma específica) modernidade.

Devido a essa característica que julgo fundamental para entender sua natureza, existe uma multiplicidade de tendências – daí sua heterogeneidade – que podem ser descritas como neonazistas, desde o início da chamada Nova República até os dias mais recentes. Ao longo do processo da Constituinte e da abertura política, alguns indivíduos e pequenos grupos aventaram a possibilidade de organização de um partido afeito a alguns ideais do nacional-socialismo alemão. Legendas como Partido Nacional-Socialista Brasileiro e Partido Nacionalista Revolucionário Brasileiro seriam espécies de estandartes institucionais do neonazismo no Brasil. No entanto, a tônica antiautoritária e implicações legais levaram ao fracasso dessas iniciativas.

Perguntas similares