• Matéria: História
  • Autor: Neymar10101010
  • Perguntado 3 anos atrás

alguém faz um resumo para mim de 10 linhas
por favor ​
sobre a conjuração mineira

Respostas

respondido por: sofidecamposp95bkg
0

Resposta:

Olá :)

Explicação:

O movimento, porém, foi descoberto antes do dia marcado para a eclosão por conta de uma delação e seus líderes foram presos e condenados.

Mesmo com a diminuição da extração do ouro, o sistema e o valor de cobrança dos quintos devidos à coroa, mantinha-se o mesmo. Quando o ouro entregue não alcançava 100 arrobas anuais, era decretada a «derrama”. Apesar de ter sido decretada somente uma vez, sempre pairava a ameaça que a derrama poderia se tornar realidade e isso assustava tanto os exploradores de ouro como a população. O custo de vida em toda a região aumentava, pois tudo era comprado a prazo e com ouro.

Com isso, deixaram de fazer pagamentos aos comerciantes, agricultores e traficantes de escravos que também foram arrastados para a crise. » Também as ideias do Iluminismo que apregoavam temas como a liberdade para os povos e questionar a ordem política vigente, circulavam pela capitania de Minas Gerais apesar da censura. Estas ideias foram trazidas por estudantes brasileiros que tinham realizado cursos superiores na Europa e através de livros.

Os Inconfidentes: líderes da Inconfidência Mineira

Os inconfidentes eram, em sua maioria, grandes proprietários, mineradores, padres e letrados, como Cláudio Manuel da Costa. Joaquim José da Silva Xavier, chamado de Tiradentes, era filho de um pequeno fazendeiro e ganhou a vida como militar, dentista, tropeiro e comerciante. Foi o mais popular entre os conspiradores e, embora não tenha sido o idealizador do movimento, teve papel importante na propagação das ideias revolucionárias junto à população.

Mais tarde, um desenho semelhante e o lema seriam a base para a criação da bandeira do Estado de Minas Gerais.

Os planos dos inconfidentes foram frustrados porque três participantes da conspiração procuraram o governador, Visconde de Barbacena, para delatar o movimento. Após três anos sendo processados, todos os participantes foram perdoados ou condenados ao degredo. Inclusive, dia 21 de abril, data da morte de Tiradentes, é feriado nacional, o Dia de Tiradentes, a fim de lembrar a Inconfidência Mineira. O termo Inconfidência vem sendo questionado por alguns estudiosos. Inconfidência significa falta de fé ou de fidelidade, especialmente em relação ao Estado ou a um soberano», segundo o Dicionário Online de Português. Por sua parte, a palavra «conjuração» é definida como Associação de pessoas que, secreta ou clandestinamente, conspiram contra um governo» pelo mesmo dicionário. Também foi influenciada pelo Iluminismo e seus membros foram delatados ao governador que prendeu os participantes antes dos planos serem postos em prática. Por isso, vemos que ambas revoltas têm o mesmo contexto histórico e possuem objetivos semelhantes.

Bons estudos!


Neymar10101010: resumo de 10 linhas
Perguntas similares