O processo de urbanização brasileiro foi iniciado em decorrência das primeiras atividades econômicas, que começaram no período colonial e foram se desenvolvendo ao longo dos séculos. Essas atividades, suas alterações e seus fluxos foram responsáveis por atrair grupos populacionais que tinham interesse em trabalho e moradia. Considerando esses fatos, pode-se dizer que a cidade tem uma função social, pois garante, de alguma forma, a sobrevivência dos indivíduos. Nesse sentido, a ação do Estado visa a garantir as mesmas condições e oportunidades para todos. Descrição da imagem não disponívelConsiderando essa situação, de que forma você explicaria aos alunos o conceito de função social da cidade a partir da escolha de uma cidade de representação nacional? Como exemplos, têm-se cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Manaus ou Curitiba, que são as mais conhecidas.
Respostas
Uma cidade é escolhida para a representação nacional quando apresenta relevância em alguns pontos como: história cultural, economia e infraestrutura. Dessa forma, a função social é também passar a imagem daquele estado ou país.
Função social das cidades
As cidades são ambientes urbanos onde são construídas diversas relações sociais, econômicas e políticas, sendo uma unidade de território com administração própria, subordinada hierarquicamente ao Estado. As primeiras cidades brasileiras foram desenvolvidas no início da colonização, com a organização da economia.
Uma capital é uma cidade escolhida para representar politicamente um estado ou país, sendo a imagem-modelo daquele território. Geralmente, uma cidade é escolhida como capital por sua infraestrutura e organização, além da importância econômica. A capital tem uma função social importante, por muitas vezes ser o centro de maior oferta de empregos e serviços de qualidade.
Aprenda mais sobre as cidades aqui: https://brainly.com.br/tarefa/43937572
#SPJ1
Resposta:Padrão de resposta esperado
Para explicar a função social da cidade para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, você pode escolher cidades mais conhecidas como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Manaus ou Curitiba.
Focando em uma dessas cidades, deve-se observar a atuação do Estado no sentido de oferecer as condições necessárias e cumprir em sua totalidade as leis referentes à política urbana, como indicam a Constituição Federal e o Estatuto das Cidades.
A partir da cidade escolhida, é indicado apontar os problemas e o que está em desacordo com o Estatuto da Cidade.
Por exemplo, no caso das cidades citadas, tem-se o parcelamento irregular do solo, que provoca diversos transtornos à cidade, como engarrafamentos e dificuldade de mobilidade urbana. Quando o Poder Público deixa de fiscalizar ou cumprir a lei, a cidade deixa de cumprir o seu papel social, pois não oferta os serviços com qualidade. Além disso, impõe algumas desigualdades sociais em decorrência da especulação imobiliária, dos interesses econômicos e da ocupação de áreas de forma irregular. Como consequência disso, promove a segregação e a segmentação do espaço urbano em função do poder de consumo.
Explicação: