• Matéria: Contabilidade
  • Autor: kmkm24084
  • Perguntado 3 anos atrás

Foi em fins dos anos 60, a partir da experiência dos grupos de conscientização feministas criados como parte do Women’s Liberation Movement, nos Estados Unidos, que se forjou a expressão: ‘o pessoal é político’. Esses grupos reuniram, originalmente, mulheres ativistas, a maioria de inclinação socialista e auto identificadas como ‘radicais’, para discutir questões pertinentes ao “ser mulher” na sociedade americana. Inspirando-se, para tanto, nas técnicas utilizadas por revolucionários chineses conhecidas pela expressão “Falar da Dor” (Speak Bitterness) e assim superá-la, as participantes trocavam suas vivências e experiências, constatando que suas relações afetivas e familiares também se caracterizavam como relações de poder nas quais as mulheres se viam em situação de desvantagem (HANISH, 1970; SARACHILD, 1973).

O processo de socialização das experiências permitiu às mulheres constatarem que os problemas vivenciados no seu cotidiano tinham raízes sociais e demandavam, portanto, soluções coletivas. Veio daí a afirmativa ‘o pessoal é político’, questionando não apenas a suposta separação entre a esfera privada e a esfera pública, como também uma concepção do político que toma as relações sociais na esfera pública como sendo diferentes em conteúdo e teor das relações e interações na vida familiar, na vida ‘privada’. Na medida em que a dinâmica do poder estrutura as duas esferas, essas diferenças são apenas ilusórias.
(Sardenberg, C. M. B. (2018). O pessoal é político: conscientização feminista e empoderamento de mulheres. Inclusão Social, 11(2)

Sobre a “segunda do feminismo”, analise as sentenças abaixo:
I Foi um período importante ao feminismo enquanto teoria, pois ocorreu a adentrada significativa de mulheres nas universidades.

II As questões da vida privada foram desprezadas pelas elaborações feministas, já que o problema estava na situação das mulheres na esfera pública especificamente.

III O palco da segunda onda do feminismo foram as universidades, de como que reivindicações nas ruas não foram práticas utilizadas para manifestações.

Assinale a alternativa CORRETA:

A I e II.
B II e III
C Somente I.
D Somente II
E Somente III

Podem me ajudar, por favor ?

Respostas

respondido por: renatafelix21
5

Resposta: C -  Somente I

Explicação:

Resposta correta: Letra C) Somente I. A sentença II está incorreta, pois de acordo com o texto da contextualização afirmativa ‘o pessoal é político’, questiona a suposta separação entre a esfera privada e a esfera pública, como também uma concepção do político que toma as relações sociais na esfera pública como sendo diferentes em conteúdo e teor das relações e interações na vida familiar, na vida ‘privada’. Na medida em que a dinâmica do poder estrutura as duas esferas, essas diferenças são apenas ilusórias. A sentença III está incorreta, pois neste período o feminismo adentra as universidades e passa a ser construído enquanto campo teórico, passando a haver, assim, um encontro entre as questões debatidas nas ruas e o debate acadêmico.

respondido por: graziellysouzase
4

Conforme a experiência de grupos de conscientização feminina, surgiram as mulheres ativistas, na sociedade norte-americana. Deste modo, conforme o feminismo e empoderamento das mulheres, pode-se afirmar que a alternativa correta é o item c), somente a alternativa I.

O que é o empoderamento feminino e a consciência feminista?

  • O empoderamento feminino e a consciência feminista é a teoria de que as mulheres podem ter sucesso em um mundo dominado por homens;
  • É importante notar que esta teoria tem raízes no feminismo interseccional; reconhece a diferença entre gênero e sexo;
  • O empoderamento feminino não é apenas o ato de tornar as mulheres mais poderosas ou bem-sucedidas, mas também reconhece a necessidade de criar estruturas sociais que permitam que todos os sexos tenham sucesso igual.

Aprenda mais sobre o empoderamento feminino e a consciência feminina em: https://brainly.com.br/tarefa/21984540

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares