Respostas
Resposta:
A campanha militar de Napoleão Bonaparte sobre a Rússia consistiu na invasão dos exércitos napoleônicos sobre o território e os exércitos combatentes comandados pelo Czar russo, Alexandre I.
Quando aconteceu?
A) A invasão francesa à Russia nessa ocasião começou no dia 24 de junho de 1812 e durou até 14 de dezembro do mesmo ano. Portanto, as batalhas se iniciaram no princípio do verão no hemisfério norte, e se prolongaram até a aproximação do rigoroso inverno russo.
Contexto da invasão e suas motivações
B) Dois anos antes da invasão, em 1810, a Rússia havia se recusado a continuar cumprindo um acordo comercial feito com a França.
Napoleão esperava convencer o Czar a restaurar o acordo, integrando novamente a Rússia como aliada em seu sistema de embargo comercial à Inglaterra, chamado de bloqueio continental. Para o Imperador francês, a chave para derrotar os ingleses era isolá-los politicamente e economicamente.
Estratégias utilizadas
C) Para buscar a resolução do impasse de maneira mais rápida, Napoleão reuniu sua Grande Armada para invadir o território russo: mais de 500 mil soldados foram organizados. A estratégia era estabelecer uma superioridade numérica o mais cedo possível.
Do lado russo, a estratégia definida pelo Czar era simplesmente postergar o embate com as forças napoleônicas: toda vez que os exércitos estavam em posição de começar um combate, os russos recuavam, batendo em retirada.
As ordens do Czar eram para que, no caminho, seus próprios exércitos queimassem e pilhassem todos os recursos das cidades antes de deixá-las para trás, para que Napoleão não pudesse tirar vantagem de absolutamente nada dentro do território russo.
Furioso, Napoleão seguia a trilha de destruição deixada pelo Czar, para regiões cada vez mais profundas da Rússia. E o inverno se aproximava.
Desfecho
D) Esse mesmo roteiro foi seguido sucessivamente outono adentro. O clima inóspito e desconhecido do interior russo, a dificuldade de manter uma linha de mantimentos e a escassez de recursos influenciaram a derrota francesa na Rússia. Dos mais de 500 mil soldados, apenas 100 mil retornaram da Rússia com vida.
A invasão foi desastrosa para a França e para Napoleão. Foi a primeira grande derrota do Imperador, que perdeu popularidade entre os franceses, e viu seu bloqueio continental enfraquecer cada vez mais. Napoleão seria destituído do cargo de Imperador meses depois