FAÇA O RESUMO DESSE TEXTO. ÁRIA Grande parte da população da Ásia se concentra em áreas rurais, e suas atividades estão voltadas para o setor primário da economia. A agropecuária e a exploração dos recursos naturais são atividades fundamentais, sobretudo para os países em desenvolvimento no continente. Agricultura A agricultura praticada na Ásia varia em termos do tipo de cultura, do nível de tecno- logia empregada e do destino da produção. Em geral, as atividades agrícolas no con- tinente asiático são realizadas com pouca tecnologia, baixo nível de mecanização e emprego de mão de obra familiar, e a produ- ção é destinada basicamente ao consumo interno. Vários povos praticam a agricultura de subsistência, para consumo da própria família. Porém, há países, como Japão e Israel, que empregam técnicas modernas com alta produtividade. Em áreas tropicais, são comuns as plantations, proprie- dades agrícolas cuja produção é voltada para a exportação. Resquício do colonialismo europeu, nessas propriedades agrícolas monocultoras são cultivados produtos tropicais, como café, tabaco, algodão, frutas, chá, cana-de-açúcar, entre outros. A rizicultura ocupa grandes áreas de plantio no conti- nente asiático. China e Índia são os dois maiores produtores mundiais de arroz, seguidos por Bangladesh e Vietnã. Os cereais são plantados em regiões mais setentrionais, como Cazaquistão, Uzbequistão e Rússia. Pecuária A pecuária na Ásia é praticada, principalmente, de forma extensiva, e a maior parte da produção é voltada para a sub- sistência. Os principais rebanhos são de bovinos, suínos, ovinos e bufalinos. Esse tipo de atividade é realizado em amplas extensões de terra na Ásia Central e no Oriente Médio, áreas com vegetação de baixo porte (como as estepes), utilizadas como pastagens.
Respostas
Explicação:
O Sudeste Asiático (ou Sudeste da Ásia) é um subcontinente da Ásia que ocupa uma área de 4,5 milhões de km². Nessa área encontram-se onze países, são eles: Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja, Vietnã, Cingapura, Malásia, Indonésia, Brunei, Filipinas e Timor Leste.
Essa porção territorial da Ásia é banhada por dois oceanos, o Índico e o Pacífico. O Sudeste Asiático se distingue em: países localizados em áreas continentais e países situados em áreas insulares, entre os quais podemos citar: a Indonésia e as Filipinas, ambas são grandes arquipélagos.
A região do Sudeste Asiático abriga uma grande população, são aproximadamente 536 milhões de habitantes. Desse total, a maioria vive na zona rural, atuando na agricultura.
A cultura agrícola que mais se destaca é o plantio de arroz (rizicultura), que é a base da dieta de grande parte da população dos países da Ásia.
Somente os produtores de arroz do Sudeste Asiático respondem por cerca de 26% da produção em escala global, o maior produtor nessa região é a Indonésia.
A produção de arroz na Indonésia é superada somente pela China e Índia, que são os maiores produtores do mundo.
A rizicultura é desenvolvida no Sudeste Asiático de forma tradicional, o trabalho é realizado pela família com auxílio de animais, além disso, todo o trabalho, desde o plantio até a colheita, é feito manualmente.
Os países do Sudeste Asiático não se restringem a produzir somente arroz, são cultivadas também outras culturas agrícolas, como banana, borracha, cana-de-açúcar e coco, além da criação de animais, como por exemplo, bovinos e suinos