Respostas
Resposta:
A partir do século XV, a África foi subjugada e espoliada pelos europeus. Durante quase quatro séculos, Portugal, Espanha e Inglaterra levaram negros africanos escravizados para ser mão de obra no continente americano. Estima-se que cerca de 12,5 milhões de africanos tenham desembarcado à força nas Américas.
Só para o Brasil, vieram cerca de 4 milhões.
Só para o Brasil, vieram cerca de 4 milhões.No fim do século XIX, as potências europeias iniciaram uma corrida imperialista para controlar as matérias-primas e novos mercados da África para seus produtos manufaturados. Para resolver os desentendimentos entre elas, ocorreu a Conferência de Berlim (1884-1885), na qual as principais nações europeias definiram uma partilha do continente e criaram fronteiras artificiais para suas colônias, sem levar em conta as diferentes etnias que vivem no território.
Após a II Guerra Mundial (1939-1945), o modelo colonial entrou em decadência, e cresceram os movimentos de independência das colônias africanas. Em muitos casos, o processo de independência transcorreu sem conflitos. Porém, nações colonizadas como Argélia (pela França), República Democrática do Congo (Bélgica) e Angola (Portugal) enfrentaram guerras duríssimas para conquistar a autonomia.
Explicação:
tudo dentro do contexto, espero ter ajudado.