“As palmeiras derrubaram
para no lugar construírem uma autoestrada” (v.1 e 2)
A construção da autoestrada provocou a derrubada das palmeiras.
A comparação entre as estruturas frasais provoca diferenças sintáticas na análise dos substantivos “palmeiras” e “autoestrada”. Explique essa diferença.
Respostas
Resposta:
no início "as palmeiras" é objeto direto e "uma autoestrada" objeto indireto, quando muda todos os dois viram objeto diretos.
Explicação:
Na primeira frase “As palmeiras” é objeto direto e “uma autoestrada” é objeto indireto pois possui um artigo indefinido. Já na segunda frase “das palmeiras” continua objeto direto, mas “da autoestrada” virou objeto direto, visto que apresenta agora um artigo definido.
Na primeira estrutura frasal, "palmeiras" e "autoestrada" estão funcionando como objeto direto das duas orações. Já na segunda estrutura frasal, ambas as palavras irão funcionar como complemento nominal de "construção" e "derrubada", respectivamente.
O que é um complemento nominal?
Basicamente, um complemento nominal irá agregar sentido ao nome. Tomando por exemplo o caso da segunda estrutura frasal, não se fala de qualquer autoestrada ou qualquer derrubada: é a construção da autoestrada e a derrubada das palmeiras. O complemento nominal é um dos termos acessórios da oração.
Para saber mais sobre análise sintática:
https://brainly.com.br/tarefa/51300815
#SPJ2