Respostas
A relação entre a Revolução Industrial, o pacto colonial e o endividamento do Brasil está ligada aos acordos comerciais e políticos entre Inglaterra e Portugal.
A Revolução Industrial, o pacto colonial e o endividamento do Brasil
Com a Revolução Industrial, a Inglaterra aumentou em grande escala a fabricação de produtos através da utilização das máquinas para a produção de mercadorias. Esse excedente de produção necessitava de novos mercados consumidores.
Quando a Família Real veio para o Brasil, os ingleses que eram parceiros de Portugal e realizaram a escolta dos portugueses até o Brasil.
Como parte desse acordo, Portugal decretou praticamente o fim do pacto colonial ao abrir as portas do comércio brasileiro para as nações amigas. Posteriormente a Inglaterra ainda obteve vantagens tarifárias sobre os demais países.
Dessa maneira, os produtos ingleses provenientes da Revolução Industrial obtiveram maior mercado e o pacto colonial praticamente deixou de existir. Medidas como essas, contribuíram para que o Brasil se tornasse independente no ano de 1822.
A independência do Brasil, tem relação com o seu endividamento, pois para que o país pudesse realizar parcerias comerciais com outros países, era necessário que outros países como a Inglaterra e Portugal reconhecessem a sua independência.
Para que houvesse esse reconhecimento, o Brasil precisou pagar uma indenização a Portugal de 2 milhões de libras esterlinas. Como o país não possuía esse valor, precisou recorrer a um empréstimo com a Inglaterra, começando a sua história após a independência no século XVIII, com um grande endividamento.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o endividamento do Brasil após a independência em: https://brainly.com.br/tarefa/11224865
#SPJ1