Respostas
Os ecossistemas de água doce são um subconjunto dos ecossistemas aquáticos da Terra. Eles incluem lagos, lagoas, rios, córregos, nascentes e pântanos. Eles podem ser contrastados com os ecossistemas marinhos, que têm um maior teor de sal. Os habitats de água doce podem ser classificados por diferentes fatores, incluindo temperatura, penetração de luz, nutrientes e vegetação. Existem três tipos básicos de ecossistemas de água doce: Lênticos (água em movimento lento, incluindo piscinas, lagoas e lagos ), lótico (água em movimento mais rápido, por exemplo córregos e rios ) e pântanos (áreas onde o solo está saturado ou inundado por pelo menos parte do tempo). Os ecossistemas de água doce contêm 41% das espécies de peixes conhecidas do mundo.
Os ecossistemas de água doce sofreram transformações substanciais ao longo do tempo, o que impactou várias características dos ecossistemas. As tentativas originais de entender e monitorar os ecossistemas de água doce foram estimuladas por ameaças à saúde humana (por exemplo, surtos de cólera devido à contaminação por esgoto ). O monitoramento inicial concentrou-se em indicadores químicos, depois em bactérias e, finalmente, em algas, fungos e protozoários. Um novo tipo de monitoramento envolve quantificar diferentes grupos de organismos (macro invertebrados, macrófitas e peixes) e medir as condições dos riachos a eles associados.
As ameaças à biodiversidade de água doce incluem superexploração, poluição da água, modificação do fluxo, destruição ou degradação do habitat e invasão por espécies exóticas. As mudanças climáticas estão pressionando ainda mais esses ecossistemas porque as temperaturas da água já aumentaram cerca de 1°C e houve declínios significativos na cobertura de gelo que causaram estresses subsequentes nos ecossistemas.