10-) Você está sentado em um banco da praça, quando por você passa um ciclista. Você observa que a válvula da câmera de ar e vermelha o que a distingue do pneu da bike. Descreva ( em forma de desenho) o movimento da válvula: a-) em relação a você como um espectador externo b-) em relação ao ciclista que está pedalando a bike.
Respostas
a) O movimento da válvula em relação a você como um expectador esterno será de parábola com concavidade voltada para baixo.
b) O movimento da válvula em relação ao ciclista que está pedalando a bike será retilíneo de vai e vem, parecido com um MHS.
Referencial
Quando nos movimentamos, ou quando vemos um objeto se movimentar, sempre descrevemos o movimento a partir de um determinado referencial. Referencial nada mais é do que um ponto no espaço, escolhido de uma maneira arbitrária, para se descrever um determinado movimento.
Os conceitos de movimento ou repouso de um determinado corpo sempre estão atrelados a um determinado referencial, ou seja, só conseguimos definir se um determinado corpo está parado ou se movimentando após escolher um determinado referencial. Um corpo pode estar se movimentando e parado ao mesmo tempo, para dois referenciais diferentes.
Outro conceito que depende muito de um referencial adotado é a trajetória. Trajetória é a sucessão de pontos no espaço que um corpo ocupa a medida que o tempo vai avançando. Se ligarmos por uma reta todos os pontos no espaço por onde um corpo passou, teremos sua trajetória, e ela também depende de referencial.
Portanto, para determinarmos a trajetória de um determinado corpo que se movimenta temos que:
- Escolher um ponto no espaço para ver o movimento (referencial)
- Marcar os sucessivos pontos por onde esse objeto passa
- Ligar todos esses pontos por retas (traçar a trajetória)
Resolvendo o problema
Vamos colocar, para o primeiro caso, o referencial nos seus olhos, ou seja, como você vê o movimento da válvula.
Se você estiver na lateral da bicicleta, ou seja, o ciclista passará na sua frente, o movimento da válvula para você será um movimento composto (dois movimentos ao mesmo tempo).
O movimento será constituído de um movimento circular, acompanhando a curvatura da roda da bicicleta, mais um movimento retilíneo para a frente. A soma desses dois movimentos dará um movimento de parábola, com a concavidade virada para baixo (vide figura em anexo).
Em relação ao ciclista, podemos fixar o segundo referencial em seus olhos. Para o ciclista, o movimento da válvula será retilíneo, pois ele olha o movimento da válvula de cima para baixo. O movimento desse ponto será muito parecido com o movimento de um sistema massa-mola, que se movimenta em MHS, em um movimento reto de vai e vem.
Aprenda mais sobre processos referencial aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/4229959
#SPJ1