Respostas
Resposta:
No contexto sociopolítico, a crise da superprodução da década de 1929 gerou efeitos graves por causa da queda da bolsa de valores de NY e isso acabou refletindo no Brasil. Com a queda da economia dos EUA e a consequente redução das importações do café brasileiro, as oligarquias cafeeiras enfraqueceram economicamente, perdendo também o poder político. As classes média e altas urbanas ascenderam ao poder com a chegada do Getúlio.V à presidência, acelerando uma mudança estrutural na economia brasileira.
O governo Vargas se formou por uma nova composição política ligada a setores do mercado interno do país e o emergente empresariado industrial paulista estava se aproximando cada vez mais do Poder Federal. Com isso, o país precisava de um novo rumo para seu desenvolvimento, que já era tardio em relação aos outros países. Defendia-se a diminuição da dependência externa e a industrialização como estratégia para dinamizar o ainda intenso e quebrado mercado interno.
Posteriormente, JK planejando um impulso à industrialização, promoveu maior impulso no desenvolvimento industrial brasileiro, criando projetos, como "50 anos em 5", famoso "planos de metas".
Explicação:
Tentei resumir, mas é isso