• Matéria: Artes
  • Autor: wandsonpereira961
  • Perguntado 3 anos atrás

É importante perceber que o que chamamos de obra de arte indígena, não necessariamente tem a mesma conotação para aqueles que habitualmente são qualificados como índios. O conceito de obra de arte é típico da cultura ocidental que desde seu primeiro contato, demonstrou apreço pelos objetos, artefatos, produzidos pelos indígenas. A originalidade e exotismo estão na base do interesse da cultura ocidental para com a produção indígena. A arte indígena é utilitária, com pouca variação ao longo do tempo, mantendo uma regularidade de formas e significação. Toda via não há a figura do artista na cultura indígena. Pensadas para o uso comum, os objetos da cultura indígena, não eram fabricados com o propósito de serem arte, sem invalidar, no entanto, o gosto indígena pela beleza. O que se nota na produção de manuscritos, cerâmica, além da pintura corporal. Identifique no texto acima o termo que não se relaciona com o contexto da Arte Indígena.
A) Manuscritos
B) Cultura ocidental
C) Pouca variação
D) Originalidade e exotismo

Respostas

respondido por: julialiri
0

Segundo o texto, a arte indígena é utilitária e possui pouca variação conforme o tempo, mantendo a sua significação. Já a cultura ocidental considera a originalidade e o exotismo como a sua base de interesse para a cultura indígena, nesse sentido, se pode concluir que a originalidade e o exotismo são interesses da cultura ocidental e não da indígena. Assim, a alternativa adequada é a D.

Colonização nada pacífica

A princípio, o primeiro encontro entre indígenas e portugueses foi amistoso, pois ambos possuíam curiosidades sobre as novas relações que iriam surgir. Contundo, o processo de colonização foi marcado por confrontos, escravização e sangue indígena.

Continue estudando sobre arte indígena: https://brainly.com.br/tarefa/1003229

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares