• Matéria: História
  • Autor: ianlimagoku
  • Perguntado 3 anos atrás

Explique um princípio social e outro político defendido por Rousseau.

Respostas

respondido por: renatoldesouz
1

Resposta:

Um dos princípios sociais defendido por Rousseau é o Mito do Bom Selvagem, no seu livro intitulado O contrato social, o autor argumenta que o homem é bom por natureza, que o homem nasce de forma “crua”, e a sua convivência social é o que o torna mal, indo contra as ideias de Thomas Hobbes.  

Podemos colocar como um dos princípios políticos defendidos por Rousseau o conceito do governo baseado na vontade geral. Essa ideia de governo já carrega uma percepção de democracia e influenciou em larga escala a Revolução Francesa

Explicação:

Jean-Jacques Rousseau, apesar de músico, foi um escritor de grande importância dentro do Iluminismo. Suas ideias influenciaram diretamente a Revolução Francesa, momento de grande importância, mudança e alterações e agitações nas percepções sociais.

No seu Livro intitulado, O contrato Social, o autor argumenta que o indivíduo é bom por natureza, carregando assim a ideia do “bom selvagem”, naturalizando um conceito de que o homem não é cruel, nem é egoísta, que nascemos “cru” e que se continuássemos numa vida sem a sociedade, envolta da natureza, continuaríamos bom, indo diretamente contra as ideias de Thomas Hobbes.

Sendo assim o que Rousseau argumenta em seu livro é que apesar do homem ser um ser produtivo, em algum momento ele observa a necessidade de criar um governo, e essa necessidade vem de decorrências perigosas criadas pela propriedade privada. Não podemos afirmar que Rousseau é um socialista, ele não defende a ideia de acabar com a propriedade privada, mas propõe que a sociedade crie um estado com o objetivo de evitar grandes proliferações de diferenças e desigualdades sociais.

No livro, O Contrato Social, ele defende que o governo que pode minimizar essa desigualdade social é baseado na vontade geral, esse conceito de Rousseau traz um entendimento democrático. Ou seja, o homem vivia de forma prolífera como um bom selvagem, entretanto a propriedade privada gerou a corrupção entre os homens. Então o homem corrompido pela propriedade privada cria um Estado para gerir e diminuir as sequelas danosas que a propriedade privada venha a gerar. E esse governo deveria ser um governo democrático. Por isso que influenciou diretamente a Revolução Francesa, que foi uma rebelião popular que buscava um ideal mais democrático na sociedade.

Rousseau acredita que o homem quando escolheu criar a propriedade privada ele não conseguiu enxergar o efeito maléfico que ele poderia trazer, ele não criou por maldade, a questão é que não existiria terra agricultável para todos os indivíduos viverem e gerarem renda e assim o mal foi gerado.

Outras obras de Jean-Jacques Rousseau:

  • O contrato social
  • Discurso sobre as ciências e as artes
  • Sobre a origem da desigualdade entre os homens
  • Emílio

As ideias de Jean-Jacques Rousseau: https://brainly.com.br/tarefa/5381524

Saiba mais sobre o Iluminismo: https://brainly.com.br/tarefa/2510488

Entenda a Revolução Francesa: https://brainly.com.br/tarefa/2655336

Anexos:
Perguntas similares