• Matéria: Biologia
  • Autor: roumelu
  • Perguntado 3 anos atrás

É composta por células acidófilas de orientação horizontal, sendo consideradas as células mais largas do organismo

Respostas

respondido por: marcelopedraz
0

O estrato córneo é a camada mais externa da pele, sendo composta por células acidófilas orientadas horizontalmente. As células que estão contidas nesse estrato possuem seu citoplasma cheio de queratina, e são as mais largas de todo o organismo.

A função do estrato córneo

Como a camada mais externa da epiderme, o estrato córneo é a primeira linha de defesa do corpo, desempenhando um papel essencial como barreira protetora da pele contra o ambiente externo.

O estrato córneo auxilia na hidratação e retenção de água, o que evita rachaduras na pele, e é formado por corneócitos, que são queratinócitos anucleados que atingiram o estágio final de diferenciação dos queratinócitos.

Os corneócitos retêm filamentos de queratina dentro de uma matriz de filagrina, e o envelope lipídico cornificado substitui a membrana plasmática dos queratinócitos. Essas células planas se organizam em uma formação de tijolos dentro de uma matriz extracelular rica em lipídios.

Envelopes lipídicos cornificados substituem as membranas plasmáticas dos queratinócitos anteriores, e as células se achatam, conectando-se umas às outras com corneodesmossomos e empilhando-se como camadas para formar o estrato córneo.

Saiba mais sobre a epiderme em

https://brainly.com.br/tarefa/33091648

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares