• Matéria: História
  • Autor: ronaldbiller
  • Perguntado 3 anos atrás

Pergunta
Segundo os historiadores, a exploração portuguesa no exterior da Europa tem como marco a tomada da cidade de Ceuta, no norte da África, no ano de 1415. Durante a dinastia de Avis. D. João I (1385-1433). Dentro desse contexto as Guerras de Reconquistas, cuja a intenção era a de expulsão dos mulçumanos da Península Ibérica, foi considerada uma das principais motivações para a conquista de Ceuta. Esses empreendimentos também mobilizaram uma frota europeia, o exército dos nobres e dos concelhos em particular do de Lisboa e do Porto e a participação, à sua custa, de alguns mercadores italianos e ingleses. Diante desta última assertiva é correto afirmar:

A posição geográfica privilegiada de Portugal para as articulações comerciais, devido aos seus portos que eram utilizados como escala para os mercadores do norte da Europa, quando viajavam para comerciar no Mar Mediterrâneo.

A história de Portugal como um reino independente relacionada aos planos de expulsão mulçumanos da Península Ibérica durante as Guerras de Reconquistas.

As práticas comerciais portuguesas, que até então não mostravam proeminentes, das quais fizeram florescer uma burguesia comercial marítima.

O desenvolvimento da burguesia marítimo-comercial e a oportunidade de se associarem à Coroa.

A expansão marítima e comercial de Portugal sucede no sistema do Antigo Regime (XVI-XVIII).

Respostas

respondido por: kidmine614
1

Resposta:

O desenvolvimento da burguesia marítimo-comercial e a oportunidade de se associarem à Coroa.

Explicação: CONFORME APOSTILA

Perguntas similares