Respostas
Resposta:
1. Hospitalidade e gentileza
Ao entrar em uma loja no Japão, muitas vezes você irá escutar “irashaimasse” (bem-vindo) e ao sair, “arigatou gozaimashita” (muito obrigado). Existe até um termo denominado “omotenashi” que inspira os japoneses e significa: cuidar do hóspede com todo o coração. Dessa forma, os japoneses não medem esforços para garantir uma boa experiência ao cliente e atender suas expectativas.
2. Comunicação visual e sinalização
Se por um lado o idioma é difícil, de outro lado a comunicação visual facilita muito. É comum encontrar nos locais e equipamentos placas com ícones, mapas com detalhes e instruções em inglês. Em locais com muito fluxo de estrangeiros, tais como locais turísticos, além de proporcionar atendimento em diversos idiomas eles possuem equipamentos de tradução simultânea para facilitar a comunicação.
3. Organização e Limpeza
Imagine um país que convive constantemente com a ameaça de terremotos, maremotos, tufões, tempestades frequentes e dificilmente se abala. O controle de tráfego, a distribuição de informações, o fluxo de orientação, tudo parece contribuir para manter o país em equilíbrio.
O país é incrivelmente limpo e a manutenção da limpeza está na cultura do país. Dificilmente existem profissionais exclusivos de limpeza ou retirada de lixo nas empresas ou escolas: crianças e professores auxiliam na limpeza da escola, assim como funcionários se organizam para limpar o ambiente de trabalho e moradores se reúnem para limpar os parques e templos do bairro.
4. Sustentabilidade
O Japão é referência mundial no uso de tecnologias sustentáveis. No cotidiano é possível observar o uso da separação seletiva de lixo, utilização de fontes de energia renováveis nas casas e lojas (energia solar a eólica), acesso a novas fontes de combustível (carro híbrido e elétrico), investimento em sensores para economizar energia, captação da água da chuva, eficiência no tratamento da água…
5. Tranquilidade e Segurança
É verdade que o país já foi mais seguro, mas esse é um item que ainda impressiona os estrangeiros. Tranquilidade de ir e vir sem medo. Caso você se esqueça de algo em algum lugar, é só voltar e ele estará no mesmo lugar ou no setor de achados ou perdidos mais próximo.
Você pode ficar o dia inteiro em uma loja de departamentos sem ser incomodado: ninguém irá te oferecer nada, nem te incomodar, sem você pedir. Caso você se atrapalhe com o uso do dinheiro, não se preocupe, peça ajuda ao atendente sem medo de ser enganado.
6. Tecnologia e Praticidade
O japonês não economiza espaço para ser prático. Um exemplo disso está nas inúmeras máquinas automáticas de venda e robôs de atendimento. Seja para comprar o bilhete do metrô, adquirir um refrigerante na estação de esqui ou fazer o seu pedido no restaurante. O sistema é simples, rápido e eficiente. Por conta disso, o número de funcionários é reduzido e o preço, mais acessível.
7. Educação e Respeito
Algumas normas são universais, mas na cultura japonesa há muitas particularidades, seja no simples gesto de curvar-se ao cumprimentar alguém, como respeitar a privacidade, propagar o bem-estar, cumprir as leis de trânsito e atender as regras dos locais visitados.
8. Acessibilidade sem barreiras
Graças ao avanço de políticas públicas estruturadas, o Japão avançou bastante na implementação de algumas melhorias para inclusão das pessoas com deficiência, tais como: instalações de elevadores amplos com botões rebaixados, implantação de ônibus sem degraus, implementação de banheiros multiuso com barras de apoio, acessos com rampas, pavimentação tátil e desenvolvimento de embalagens impressas em braille.
9. Cuidado com a Natureza
Em qualquer estação, o Japão é lindo. Observar a natureza, o cuidado com o ambiente e a beleza do seu patrimônio sempre são encantadores. Muitos locais públicos são mantidos com a ajuda de voluntários. Nas casas, templos e parques é possível observar jardins exuberantes e caprichosamente ornamentados.
10. Tradição e modernidade
A cultura japonesa tem muitos aspectos interessantes e está em constante evolução. Andando pelas ruas, é fácil encontrar equipamentos de última geração ao lado de pessoas com quimonos em templos milenares convivendo pacificamente. É uma verdadeira aula a céu aberto. Inspire nesses exemplos e boa viagem!