Uma pessoa que está praticamente 3 anos sem sair de casa literalmente, 3 anos sem interagir com muitas pessoas, Bem antes da pandemia começar, E até agora, Sem ter muito convívio social, Essa pessoa ainda estuda, E não está nem no ensino médio, Porém essa pessoa não está frequentendo a escola, Isso pode trazer consequências? Por exemplo, Consequências ao conseguir conversar ou ter uma boa relação com outras pessoas?
Essa pessoa é introvertida, Mas está se sentido mal por estar só em casa. Só que essa pessoa tem um tipo de "bloqueio" ao sair de casa. Quais consequências isso irá trazer a essa pessoa?
(Preciso de respostas exatas, Por favor. Se alguém puder me ajudar, Agradeço muito.)
Respostas
Resposta:
Primeiramente, o mais adequado é a busca por um profissional de saúde (psicólogo), pois é necessário o acompanhamento do indivíduo e tentar entender esses bloqueios sociais.
É preciso entender o contexto social e familiar que o indivíduo possuí, pois o ambiente e as pessoas ao redor dele podem ser um reflexo para o comportamento do mesmo.
Vale ressaltar que a introversão é um aspecto de comportamento, onde a pessoa tem preferência por ser mais reservado. caseiro, calmo, que gosta de se isolar (se sente bem com isso, como se isso lhe desse energia e não o contrário).
O contato social é imprescindível para todas as espécies, pois ajuda no desenvolvimento pessoal e social. Se a pessoa tem amigos e familiares que conversem (por mais poucos que sejam) e ele se sente bem com isso, qual seria o problema?
Com relação a escola, é importante levar em consideração a idade do indivíduo, se ele estuda em casa, quem ajuda? É importante a conclusão do ensino na instituição seja ela pública ou privada, para que no futuro ele seja apto a ingressar em uma universidade, cursos ou trabalho.
Novamente, a terapia feita com um psicólogo é a maneira mais viável de ajudar essa pessoa. O psicólogo vai clarear seus pensamentos e ajudar a pessoa a lidar com o que lhe aflige.