Respostas
Resposta:
Inveja branca, serviço de preto, criado mudo, preto de alma branca, cabelo ruim, a coisa tá preta. Quantas vezes já ouvimos essas expressões, ou falamos sem saber a sua origem e significado? Isso acontece porque no decorrer da história situações que promovem descriminalização racial, pensamentos, situações e falas racistas foram naturalizadas fazendo com que a sociedade brasileira disseminasse direta e indiretamente a segregação ou preconceito racial.
Essa estruturação racista vem muito antes da implantação da Lei Áurea em 1888. Em 1834 o Ato de Império impede que os negros tenham acesso ao estudo. Em 1850 a edição do Ato de Império impede que negros comprem terras através do seu trabalho. Todos esses atos foram criados para que o negro continuasse a margem da sociedade, pois na época havia teorias que afirmavam que o negro era uma raça inferior. Apesar da luta de anos para que esses conceitos e pré-conceitos errôneos fossem extintos, o que se presencia em pleno século XXI, infelizmente, é uma sociedade cercada e enraizada no racismo estrutural.
Assim que a sociedade precisava pagar ao negro para que eles realizassem trabalhos, começou a haver subsídios para imigrantes europeus viverem no Brasil. Muitos desses imigrantes já vinham com algum dinheiro, pedaços de terras e animais garantidos. Deste modo, sem terra, sem educação e sem trabalho, não restaria outra opção aos negros que não fosse continuar as margens da sociedade. As consequências dessa ausência de inclusão têm efeitos nefastos, dados do Ipea mostram que mulheres brancas ganham 70% a mais que mulheres negras. E apesar da população negra ser maior do que 50%, segundo o PNAD Educação 71,7% dos jovens fora da escola são negros, e apenas 27,3% são brancos.
Tais dados só comprovam que é preciso continuar combatendo fortemente o racismo. A campanha, Vidas negras importam, é um bom exemplo de como a sociedade civil organizada pode influenciar e lutar pelos direitos de igualdade raciais. Do mesmo modo, é de extrema importância que exista mais negros em cargos de liderança e que haja um maior cumprimento e fiscalização no que diz respeito a leis que protegem a população negra juridicamente a exemplo que torna inafiançável e imprescritível o crime de racismo.
Explicação:
Esse texto foi pensado da seguinte forma:
Introdução
- O que é Racismo Estrutural?
- Exemplo de expressões que provem isso.
- Como esse racismo se neutralizou
- Uma tese (descriminalização racial, pensamentos, situações e falas racistas foram naturalizadas fazendo com que a sociedade brasileira disseminasse direta e indiretamente a segregação ou preconceito racial)
Desenvolvimento
- Parágrafo 01 - Como e quando o problema surgiu, amarrando a tese com processos históricos e mostrando a consequência na atualidade.
- Parágrafo 01 - Como o problema se manteve e trazendo dados estatísticos para enriquecer o texto e provar seus argumentos.
Conclusão
- É importante apresentar pelo menos dos tipos de soluções quando o tema abordado na redação é um problema.
- Solução vinda da sociedade civil organizada
- Solução vinda de órgão governamentais e políticos
- Sempre exemplifique seu argumentos para sair do senso comum.
Leia mais sobre conectivos para redação: https://brainly.com.br/tarefa/7386800