Em relação aos modelos explicativos das sociedades, podemos afirmar que:
O conceito de classe social é o conceito básico para se explicar qualquer sociedade.
Os modelos explicativos devem levar em consideração não apenas a política e economia, mas também os elementos simbólicos que constituem a vida em sociedade.
Os elementos simbólicos são mais importantes do que os elementos econômicos ou políticos.
Apenas utilizando noções políticas é que podemos compreender uma sociedade.
Os modelos econômicos de explicação devem predominar, pois a economia é a base de todas as outras formas de organização.
Respostas
A alternativa A está correta.
A partir da revolução industrial, onde as relações sociais passaram a se expandir e crescer exponencialmente, tendo o indivíduo e o trabalho como engrenagens nesse processo.
Marx estudou as relações entre as classes sociais onde suas teorias servem de base para o pensamento da sociologia.
A partir disso, os métodos de produção aumentaram e continuam aumentando de forma exponencial, contribuindo para o avanço em diversos setores, porém, possuindo fatores e marcas negativas, como a luta de classes, que com o desenvolvimento do espaço urbano, passou a possuir condições de aumentar o número da oferta de emprego e consequentemente desenvolver um crescimento forte nos grandes centros, sendo esse o papel básico da sociologia, estudar a sociedade como um todo.
Resposta:
Os modelos explicativos devem levar em consideração não apenas a política e economia, mas também os elementos simbólicos que constituem a vida em sociedade.
Explicação:
Resposta corrigida.