Respostas
Resposta:
No dia 28 de Abril de 2021, uma intensa tempestade atingiu a cidade de Hondo no Texas, Estados Unidos, despejando granizo de maneira violenta. Na ocasião, uma pedra gigante foi capturada por moradores, fotografada e, em seguida, colocada em um freezer.
Quando os moradores divulgaram as fotos em redes sociais, onde chamaram muito a atenção, peritos em granizo do Insurance Institute for Business and Home Safety e do National Weather Service decidiram examinar e realizar uma varredura tridimensional da pedra para analisar esse raríssimo e perigoso fenômeno.
Os ventos estimados de até 180 km/h chicotearam as enormes pedras de granizo e causaram danos graves a veículos, árvores e telhados. Um breve tornado também foi formado pelas tempestades, mas causou poucos danos.
Desde 2009, pedras de granizo cada vez maiores têm sido registradas em estados como Colorado, Alabama, Illinois, Oklahoma e Vermont. Recordes estão sendo consistentemente quebrados em todos estes Estados, e há hipóteses de que a intensificação esteja relacionada com as mudanças climáticas.
Ainda assim, o possível recorde mundial não é dos Estados Unidos, e sim da América do Sul: Um estudo de 2020 documentou uma pedra de granizo com quase 24 cm de diâmetro que caiu na província de Córdoba, na Argentina, em 8 de fevereiro de 2018. Esta é possivelmente a maior pedra de granizo já registrada no planeta.