Respostas
Resposta:
- (Como resolver) uma equação do primeiro grau
Para resolvermos umaa equação do primeiro grau, devemos achar o valor da incógnita (que vamos chamar de x) e, para que isso seja possível, é só isolar o valor do x na igualdade, ou seja, o x deve ficar sozinho em um dos membros da equação.
O próximo passo é analisar qual operação está sendo feita no mesmo membro em que se encontra x e “jogar” para o outro lado da igualdade fazendo a operação oposta e isolando x.
Primeiro exemplo:
x + 4 = 12
Nesse caso, o número que aparece do mesmo lado de x é o 4 e ele está somando. Para isolar a incógnita, ele vai para o outro lado da igualdade fazendo a operação inversa (subtração):
x = 12 – 4
x = 8
Segundo exemplo:
x – 12 = 20
O número que está do mesmo lado de x é o 12 e ele está subtraindo. Nesse exemplo, ele vai para o outro lado da igualdade com a operação inversa, que é a soma:
x = 20 + 12
x = 32
Terceiro exemplo:
4x + 2 = 10
Vamos analisar os números que estão no mesmo lado da incógnita, o 4 e o 2. O número 2 está somando e vai para o outro lado da igualdade subtraindo e o número 4, que está multiplicando, passa para o outro lado dividindo.
4x = 10 – 2
x = 10 – 2
4
x = 8
4
x = 2
Quarto exemplo:
-3x = -9
Esse exemplo envolve números negativos e, antes de passar o número para o outro lado, devemos sempre deixar o lado da incógnita positivo, por isso vamos multiplicar toda a equação por -1.
-3x = -9 .(-1)
3x = 9
Passando o número 3, que está multiplicando x, para o outro lado, teremos:
x = 9
3
x = 3
Explicação passo-a-passo: