Respostas
Resposta:
Olá
A Democracia, apesar de fazer parte de nosso processo histórico possui muitas deficiências, que são diretamente elacionadas ao Capitalismo e suas formas de produção e os meios de exploração.
Neste sentido, a questão social passa a Fazer parte deste meio, uma vez que, ela surge pelo acúmulo de Capital nas mãos de poucos e exploração massiva dos crabalhadores.
Comentários à parte, o Estado em sua forma democrática, passou a ser Neoliberalista, devolvendo às posses ao meio particular como forma de se eximir dos problemas Sociais e econômicos do país.
O que acontece então é falta de qualidade em todos os setores: saúde, lazer e o principal: educação. Esta, por sua vez, escassa entre a maioria da população permite a eleição de políticos corruptos, que exploram seu povo, deixando-os cada vez mais pobres.
Então chegamos à parte que nos interessa: a exclusão. A exclusão acontece por vários fatores que em momento algum se dissocia da educação. Um exemplo disso é a inclusão de deficientes na escola.
O Estado mal subsidia professores para a educação de crianças sem deficiência e para haver a inclusão, os professos precisariam ser capacitados, a infraestrutura das escolas melhoradas e uma série de outros requisitos.
Exclusão digital, em um país onde certas regiões tem deficiência de água e comida, fica impossível falar em estrutura digital não é mesmo?
O problema dos sem-terra e sem-escola escola surgem quando o acúmulo está nas mãos de poucos. E não é difícil ver índio brigando com o governo por um pequeno pedaço de terra. Sendo que o país, por direito deveria ser deles.
De fato, não existe democracia em uma país cujo governo é corrupto e as pessoas não conseguem eleger bons representantes
espero ter ajudado