O modelo de tomada de decisão do americano Hebert Simon prêmio Nobel de economia, em 1978, considera a dificuldade do indivíduo em realizar decisões puramente racionais e ótimas. Por isso, os indivíduos acabam tentando simplificar os processos de decisão mediante criação de certas regras que o ajudam a obter as soluções aceitáveis. Essas regras – atalhos – são chamadas de heurísticas. Os atalhos decisórios são mais comuns do que se possa imaginar. Bazerman (2010), orienta que essas simplificações que são adotadas no processo decisório se tornam “regras práticas” que orientam julgamentos, o que transmite segurança ao utilizá-las. Porém, a verdade é que as heurísticas, às vezes, permitem a incidência de graves erros, por meio dos vieses, que se configuram em uma tendência desvirtuada de observar ou agir.
Abaixo, é apresentada a heurística da representatividade e seus vieses. Correlacione cada viés com sua respectiva definição.
Denominação do Viés:
1) Viés da insensibilidade aos índices básicos
2) Viés das interpretações erradas da chance
3) Viés da falácia da conjunção
4) Viés da regressão à média
5) Viés da insensibilidade ao tamanho da amostra
6) Viés da armadilha da confirmação
7) Viés da ancoragem
Descrição do Viés:
A) Ao avaliar a confiabilidade de informações amostrais, indivíduos frequentemente falham na avaliação do papel do tamanho da amostra.
B) Indivíduos são propensos a ignorar o fato de que eventos extremos tendem a regredir à média em tentativas subsequentes.
C) Indivíduos estimam valores com base em um valor inicial (derivado de eventos passados, atribuição aleatória ou qualquer informação disponível) e usualmente fazem ajustes insuficientes por meio daquela âncora para estabelecer um valor final.
D) Indivíduos esperam que uma sequência de dados gerada por um processo aleatório parecerá “aleatória”, mesmo quando a sequência for muito curta para que essas expectativas sejam estatisticamente válidas.
E) Ao avaliar a probabilidade de eventos, indivíduos tendem a ignorar os índices básicos, caso seja fornecida qualquer outra descrição informativa, mesmo que seja irrelevante.
F) Indivíduos julgam erroneamente que conjunções (dois eventos ocorrendo concomitantemente) são mais prováveis do que um conjunto mais global de ocorrências do qual a conjunção é um subconjunto.
G) indivíduos tendem a buscar informações confirmatórias para o que eles acham que é verdadeiro e deixam de procurar evidências contrárias.
xavierbb:
C As correlações 1-E, 5-A, 2-D, 4-B, 3-F, 6-G, 7-C estão corretas.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
C As correlações 1-E, 5-A, 2-D, 4-B, 3-F, 6-G, 7-C estão corretas.
Explicação:
respondido por:
2
Resposta:C As correlações 1-E, 5-A, 2-D, 4-B, 3-F, 6-G, 7-C estão corretas.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás