Relacione as afirmativas abaixo às especificidades de cada grupo etário. Lembre-se de que os tempos de desenvolvimento das crianças variam de acordo com os fatores de ordem cultural, social, biológica etc., porém, quando os contextos são bem planejados e estimulados pelo professor, a partir da concepção de que as crianças são potenciais de aprendizagem, todas elas serão afetadas positiva e significativamente. Grupo Etário: BEBÊS (0 a 1 ano e 6 meses) Desenvolvimento da compreensão consciente do entorno e da realidade ampla. Etapa em que o tatear e a experimentação dos objetos é a principal atividade. Período de dependência dos adultos, baseada nos cuidados e na comunicação emocional direta. Utilização do jogo e da imitação como recurso para sofisticar sua conduta, aprimorar suas relações com o mundo e interagir de maneira efetiva com tudo que as cerca. Compreensão da dinâmica e das regras da vida em sociedade. Descoberta de propriedades de materiais e objetos desenvolvendo sua memória e sua percepção. Satisfação das necessidades básicas, como alimentação, segurança e higiene. Início do processo de consciência por meio da unidade entre as funções sensoriais e motoras. Período em que a criança começa a andar e a compreender a linguagem. Construção de significados sociais pela experiência exploratória de materiais diversos. Imitação dos adultos por meio da brincadeira é atividade-guia desse período. Experiência com a brincadeira de papéis permite a apropriação do uso social dos objetos e dos materiais.
Respostas
Resposta: Etapa em que o tatear e a experimentação dos objetos é a principal atividade.
Período de dependência dos adultos, baseada nos cuidados e na comunicação emocional direta.
Satisfação das necessidades básicas, como alimentação, segurança e higiene.
Início do processo de consciência por meio da unidade entre as funções sensoriais e motoras.
Período em que a criança começa a andar e a compreender a linguagem.
Explicação:
O período do bebê entre o zero e 1 ano e 6 meses está ligado às seguintes especificidades:
- Etapa em que o tatear e a experimentação dos objetos é a principal atividade.
- Período de dependência dos adultos, baseada nos cuidados e na comunicação emocional direta.
- Satisfação das necessidades básicas, como alimentação, segurança e higiene.
- Início do processo de consciência por meio da unidade entre as funções sensoriais e motoras.
- Período em que a criança começa a andar e a compreender a linguagem.
Sensório-motor
Os estágios da criança foram elaborados por Piaget. Nos primeiros anos de vida o bebe percebe o mundo ao seu redor a partir de movimentos motores simples que interage e atua nele.
A compreensão sobre o desenvolvimento do bebê nessa fase é através dos sentidos e da atividade motorora. As crianças nessa fase utiliza a sução, movimentos com os olhos, como exemplo para conquistar o universo ao seu redor.
No final desse estágio, o bebê aprende por tentativa e erro para resolução de problemas, utilizando simbolos e conceitos. É a partir das percepções simbólicas e das ações motoras é que ocorre o trabalho da inteligência das crianças, que caracteriza-se por ser prática
Sobre Piaget: https://brainly.com.br/tarefa/50803393
#SPJ2