Um bloco funcional é construído para uma finalidade específica, que pode ser a resolução de problemas lógicos ou aritméticos a partir de um conjunto de funções lógicas menores. Esses circuitos são frequentemente utilizados em microprocessadores. São as ferramentas de que o processador dispõe para executar as instruções recebidas por ele, seja de um programa em sua memória, seja de uma ordem a partir de um meio externo fornecido até mesmo pelo usuário. Problemas comuns no cotidiano envolvem os problemas aritméticos simples ou a combinação e repetição de vários desses problemas mais simples. Assim também ocorre em um microprocessador. Logo, ferramentas básicas estão presentes na maioria deles, já que a partir delas é possível solucionar quase qualquer problema. É o caso dos circuitos de adição e multiplicação.
Com base nessas informações, como ficaria um circuito combinacional cuja função é multiplicar duas variáveis de 3 bits sem a utilização de registradores de deslocamento?
Respostas
Um multiplicador de duas variáveis de 3 bits utiliza 9 portas AND e dois blocos somadores.
Como se fazer um multiplicador para duas variáveis de 3 bits?
Um multiplicador de 3 bits, feito mediante um circuito combinacional deve ser feito analisando o procedimento para multiplicar essas variáveis. Temos três produtos parciais que serão feitos com funções AND.
O seguinte é uma soma entre o primeiro produto parcial (os três bits da primeira variável multiplicado pelo bit mais baixo da segunda variável) e o segundo produto parcial deslocado 1 bit para a esquerda. Para isso vamos utilizar um circuito somador de 4 bits.
A saída desse somador será adicionada ao terceiro produto parcial deslocado em um bit para a esquerda, utilizando mais outro circuito somador.
O circuito fica como na imagem adjunta.
Mais exemplos de circuitos lógicos em https://brainly.com.br/tarefa/20933887
#SPJ1
Resposta:
Uma forma de encontrar a resposta é construindo uma tabela verdade com todas as possibilidades e utilizar o mapa de Karnaugh para realizar as simplificações, mas a tabela ficaria grande e a simplificação seria extensa.
Então, utilizando o método convencional de multiplicação, sabe-se que são necessárias três somas com saídas em posições deslocadas umas das outras. Pode-se utilizar dois circuitos somadores em que as entradas dependam de uma AND entre os bits do multiplicador e do multiplicando. Se a unidade do multiplicador for 0, aquele somador deverá somar 0. Se a unidade do multiplicando for 0, somente aquela unidade do resultado parcial deverá ser 0.
Como o resultado inicia em 0, a primeira parcial não precisa ser somada a nada, apenas dependerá se a unidade binária do multiplicador A0 é 0 ou 1. O primeiro bloco, então, fica igual à imagem a seguir.
Na sequência, o resultado dessas ANDs (exceto a menos significativa) deve servir de entrada para três somadores completos, cascateando os carries. As saídas dos somadores completos devem servir de entrada para mais um conjunto de somadores completos (exceto a primeira), cujo último somador completo recebe o carry out anterior. O circuito combinacional ficaria, então, igual à imagem a seguir.
Explicação: