A Filosofia Contemporânea pode ser considerada uma problematização do “projeto” moderno da própria Filosofia. A eficácia da razão passa por um grande questionamento. Historicamente, houve grande transformação das relações políticas, econômicas e sociais na passagem do século XVIII e XIX. Transformações que também atingiram o mundo cultural. Sobre a Filosofia contemporânea e o seu contexto histórico, leia as seguintes assertivas:
I. A passagem do capitalismo comercial ou pré-industrial para o capitalismo industrial e financeiro acarretou mudanças profundas na organização socioeconômica e cultural nos séculos XVIII e XIX.
II. Na Filosofia há o movimento de crítica em relação à própria compreensão de razão que se tinha, por exemplo, quando se associava a razão simplesmente ao modelo científico.
III. Para os filósofos contemporâneos que propõem a crítica à razão, é correto considerar a ciência como a única fonte de sentido para a existência humana.
IV. Para o pensamento contemporâneo, não haveria nenhum problema em se deixar a arte e a religião de lado quando se buscava conhecer o mundo e exprimi-lo.
V. Uma crítica feita pelos filósofos contemporâneos é sobre a afirmação de que uma pesquisa é racional ou verdadeira somente quando leva em conta os padrões da ciência, não considerando outras fontes de sentido para a experiência humana.
De acordo com a crítica proposta dos contemporâneos, está correta a seguinte alternativa:
a.
Estão corretas somente as alternativas I, III e IV.
b.
Estão corretas somente as alternativas I, II, III e IV.
c.
Estão corretas somente as alternativas I, II, V.
d.
Estão corretas as alternativas I, II, III, IV e V.
e.
Estão corretas somente as alternativas I, II, e III.
Respostas
A alternativa correta indica a relação da Filosofia Contemporânea com o tema da ciência é: "c. Estão corretas somente as alternativas I, II, V."
Para isso, é preciso compreender o tema da Filosofia Contemporânea e suas críticas ao modelo de razão.
Filosofia Contemporânea e razão
A Filosofia Contemporânea, muito influenciada por certa escola francesa, coloca uma crítica a ideia moderna de razão.
Tendo autores como Foucault, Deleuze e Guatarri como exemplos, seu foco é analisar certa genealogia (ou história) da produção de conhecimento, destacando não apenas a ciência nesse processo.
A questão não é desqualificar a ciência, mas sim buscar compreender seu modo de preparação e as questões políticas e filosóficas que envolvem esse trabalho.
Para mais sobre Filosofia Contemporânea, leia: https://brainly.com.br/tarefa/4807236
#SPJ1