• Matéria: História
  • Autor: ttatu373
  • Perguntado 3 anos atrás

se repetiu o drama dos migrantes do final do século XIX e reforçaram-se os elos de subordinação (...) A Segunda Guerra Mundial e a intervenção governamental nada mais fizeram que injetar um novo alento a atividade, que agonizava. Mais grave do que isso, no entanto, foi o caráter reacionário que essa interferência assumiu, Ao financiar seringalistas, (...) o governo federal recriou uma situação de iniquidade social que já havia causado indignação nos círculos mais conservadores do Congresso Nacional, durante os primeiros anos deste século. (...) O soldado seringueiro continuou como antes isolado de tudo e de todos totalmente a mercê das vontades de seu patrão, o seringalista e o seu preposto (...) (CORSI, Op.cit.,p.214.) Os textos acima expressam claramente a * (A) a situação privilegiada dos soldados da borracha. (B) o respeito dado aos seringueiros no II ciclo da borracha. (C) o descaso com os soldados da borracha que continuou explorado. (D) o cumprimento das regras estabelecidas no contrato entre seringueiro e seringalista.​

Respostas

respondido por: brendaisis
1

O texto refere-se à manutenção da exploração do trabalho realizado por soldados da borracha no contexto pós Segunda Grande Guerra, por isso, está correto o apresentado na letra C.

Os soldados da Borracha

Eram brasileiros, os quais foram alistados e destinados à Amazônia nacional, a fim de que pudessem trabalhar como seringueiros e corroborar com a intensificação da produção da borracha.

Esses indivíduos, entretanto, viviam em condições análogas à escravidão, em ambientes insalubres, o que favorecia a aquisição e o desenvolvimento de uma diversidade de infecções.

Saiba mais sobre o Ciclo da borracha em: https://brainly.com.br/tarefa/1628481

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares