O que é conjunção? Explicação de como é usada a conjunção pra quê serve como foi criada e o porquê.
Respostas
Resposta:
A palavra “conjunção” é um termo herdado dessa tradição. O latim conjunctio é, na verdade, decalque do termo original sýndesmos, formado pela composição do prefixo syn- (junto com) com o radical do verbo déo (ligar). Igualmente, na palavra conjunctio, o prefixo con- significa “junto com” e junct- é o radical do particípio de jungere (estar sob o jugo).
A metáfora promovida pelo termo técnico é a de que as duas orações estão ligadas uma à outra, sob o mesmo jugo, como uma parelha de bois.
Outras classes de palavras têm metáforas semelhantes, já comentadas neste espaço. Cabe-nos agora considerar especificamente um tipo de conjunção: as adversativas, que não aparecem de maneira clara na classificação do autor alexandrino.
Curiosamente, a tradição ocidental não atribuiu às conjunções adversativas o papel de operador lógico, como aconteceu com a aditiva “e”, com a condicional “se” ou com a alternativa “ou”.
No entanto, as adversativas têm um papel importante na cognição humana, pois revelam os pressupostos do falante.
Se digo que “Fulano caiu do prédio e morreu”, há algo implícito relativo à sequência temporal dos fatos: primeiro se cai, depois morre-se. Afirmo ainda que a consequência do ato está de acordo com certas previsões, pois cair do prédio é perigoso e quem o faz corre o risco de ferir-se, ficar inválido ou morrer. A oração encabeçada pelo “e” informa qual dessas consequências ocorreu.