4) Considere o composto LiCl(s). Calcule a energia de rede desse composto a partir da equação de Born-Lande. Valor da Constante de Born n = 8. Distância internuclear de 2,67x10¹m. A constante de Madelung (A) para o LiClé 1,7475. Dados: e = 1,602 x 10-¹⁹ C N=6,023 x 102 mol-¹ £o= 8,854 x 10-¹2 C²J-¹m²¹ x=3,142 Un ZNA Av E, 5 (1-1/h)
Respostas
Resposta: A partir dos dados fornecidos pelo problema e dos devidos cálculos que realizaremos, é possível verificar que o valor da energia de rede do composto LiCl é igual a J/mol.
- Vamos entender ou por quê?
Sabemos que o problema nos pede para calcular a energia de rede do composto LiCl usando apenas a equação de Born - Lande, sendo a equação de Born - Lande escrita como uma expressão:
Sabemos que a equação de Born-Landé permite o cálculo da energia de rede de um composto iônico a partir de uma série de parâmetros cristalinos. Onde a energia de rede é definida como a quantidade de energia que é liberada quando um mol de composto iônico sólido é formado a partir dos íons correspondentes no estado gasoso.
Em nosso problema conhecemos a maioria dos dois dados para poder encontrar a energia da rede do composto conhecido como cloreto de lítio (sal), uma dessas constantes é a constante de Madelung, o índice de Born ou constante de Born e o raio iônico ou distância internuclear, só precisamos encontrar o valor da carga do cátion e do ânion.
A carga do ânion que é lítio é igual a 1 e a carga do ânion que é cloro é igual a -1, mas como está sujeito a um valor absoluto a carga é igual a 1, então substituindo no Born - Lande equação obtemos:
Conclusão: Feitos os cálculos, concluímos que o valor da energia de rede do cloreto de lítio é igual a J/mol .